O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau realizou na quinta-feira (9), a capacitação de coordenadores de 40 municípios que representantes da Atenção Primária à Saúde (APS). Eles são responsáveis pelo fundo municipal de saúde e coordenadores municipais de alimentação e nutrição. O evento aconteceu no auditório do Conselho Regional de Medicina – Cremero,
Como parte das ações de divulgação do tema, foi realizada também uma reunião com equipe técnica da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição – CGAN do Ministério da Saúde, em parceria com a Coordenação Estadual de Alimentação e Nutrição – CEAN/GPES da Sesau. O objetivo foi apresentar e desenvolver as ações da Política Nacional de Nutrição e Alimentação nos municípios. A proposta de vigilância da alimentação e nutrição deve fomentar o desenvolvimento alimentar da população rondoniense.
A técnica do Ministério da Saúde – MS, Ana Carolina Lucena, apresentou em resumo as informações sobre desnutrição e excesso de peso em crianças e gestantes dos municípios do Estado de Rondônia. De acordo com os dados apresentados, 7% das 25 mil crianças avaliadas estão com baixo peso e das 1.400 gestantes, 15% apresentava baixo peso e quase 50% apresentou excesso de peso, durante a avaliação.
Durante a reunião, a técnica do Ministério da Saúde detalhou ainda a possibilidade de utilização de recursos disponibilizados pelo Governo Federal para apoiar os Estados com o objetivo de intensificar a agenda de alimentação e nutrição na gestão. Os gestores estaduais também foram orientados a reforçar o apoio junto aos municípios rondonienses. “Incentivamos porque esse é o entendimento das equipes de Saúde, tratar com prioridade a agenda de alimentação e nutrição. Mas, muitos municípios têm dificuldades para utilizar os recursos”, disse.
A nutricionista e coordenadora Estadual de Alimentação e Nutrição, Sara Alves, ressalta a importância da visita técnica da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição: “Esse apoio para a implementação da Política Nacional de Nutrição e Alimentação no Estado de Rondônia será fundamental. Mas vale lembrar que várias ações já foram desenvolvidas em prol da melhoria da alimentação adequada e saudável voltada a todo público”, pontua Sara Alves.
NUTRIÇÃO E SAÚDE
A Política Nacional de Nutrição e Alimentação – PNAN, tem como propósito a melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira. Para isso promove práticas alimentares adequadas e saudáveis, vigilância alimentar e nutricional, prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição.
Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Lara Lívia e Vera Dutka
Secom – Governo de Rondônia
Deixe seu comentário