Prefeitura de Governador Jorge Teixeira antecipa o recesso escolar para o início de junho

Publicada em


Prefeitura de Governador Jorge Teixeira – Foto: Portal P1

 

Em decreto assinado pelo prefeito Gilmar Tomaz de Souza na última terça-feira (31 mai. 2022), a Prefeitura de Governador Jorge Teixeira decidiu pela antecipação do recesso escolar em quase um mês e meio.

O Decreto nº 8949/GAB/2022 não detalha os motivos para a mudança repentina, mas estabelece que “considerando a necessidade de antecipação do calendário escolar da segunda quinzena de julho para a primeira quinzena de junho”. Sendo assim, as férias escolares que tradicionalmente ocorrem no mês de julho, foram antecipadas para o período de 1º a 15 de junho.



O artigo 1º do decreto assinado pelo prefeito Gilmar Tomaz explica que a determinação abrange “a Educação Infantil (pré-escolar), Ensino Fundamental e EJA, nas escolas da rede municipal de Governador Jorge Teixeira”. Com a mudança, o município, que até então seguia o calendário escolar de forma simultânea com a rede estadual, passa a adotar uma mudança no quantitativo de dias letivos antes das férias, porém serão cumpridos os 200 dias, conforme prevê a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) 9394/96.

Governador Jorge Teixeira conta com duas escolas estaduais. A escola Costa Junior (situada na zona urbana) e Cláudio Manoel da Costa, no distrito de Colina Verde. A reportagem apurou que a rede estadual vai seguir o calendário normal com férias apenas no fim da primeira quinzena de julho, porém, não foi possível apurar o que vai acontecer com os estudantes que dependem do transporte escolar.

O Portal P1 tem acompanhado nos últimos dias diversos problemas quanto ao transporte de alunos que residem em Governador Jorge Teixeira, o que, indica que uma das razões para a antecipação pode estar relacionada ao caso. Com isso, tanto o município quanto a empresa responsável por conduzir os estudantes até as escolas, poderão resolver o impasse causado nos últimos dias.