Memória da saúde municipal de Jaru: Nesta sexta-feira, 1º de abril, há 18 anos o município perdia a auxiliar de enfermagem Ruth Oliveira, hoje nome de UBS no Setor 07

Publicada em


 

Ruth de Souza foi uma profissional respeitada na área da saúde em Jaru

 

Nesta sexta-feira (1º de abril de 2022), quando se completam 18 anos da partida para a morada eterna de Ruth de Souza Oliveira, auxiliar de enfermagem que teve uma atuação brilhante na saúde municipal e que hoje é nome de uma UBS – Unidade Básica de Saúde – no Setor 07, o Portal P1 apresenta uma singela homenagem à saudosa profissional que, quando, em vida, era muito querida por todos.

 

Placa de inauguração do Centro de Saúde Ruth de Souza Oliveira, no Setor 07, indicando que a obra foi inaugurada em julho de 2007 (Foto: Elias Gonçalves)

Ruth Oliveira faleceu no dia 1º de abril de 2004, ano em que foi celebrado entre o Ministério da Saúde e o Fundo Municipal de Saúde o convênio 1146/2004, tendo como objetivo a construção de um posto de saúde no Setor 07. O prédio foi inaugurado em julho de 2007, durante a gestão do então prefeito Ulisses Borges de Oliveira (PSDB), tendo à frente da saúde municipal, o secretário Antônio Vitorino Bezerra Filho.

 

Em 08 de fevereiro de 2022, a Prefeitura de Jaru inaugurou a reforma e a ampliação da UBS Ruth de Souza, onde, entre outras mudanças, foi disponibilizada uma Academia de Saúde para a população do Setor 07 (Foto: Elias Gonçalves)

 

Durante a gestão do prefeito João Gonçalves Silva Junior (PSDB), a UBS Ruth de Souza passou por duas reformas. A primeira delas ocorreu em 2017. Já 2022, a Prefeitura de Jaru realizou obras de reforma e ampliação no Centro de Saúde Ruth de Souza, onde em 08 de fevereiro do último ano citado, inaugurou uma Academia de Saúde de forma anexa à Unidade Básica de Saúde no Bairro Jardim Esperança (Setor 07). Em ambos os momentos, a saúde municipal estava na responsabilidade da secretária Tatiane de Almeida Domingues.

Centro de Saúde Ruth de Souza na manhã do dia 31 de março de 2022 (Foto: Portal P1)

O livro “Vivendo Nossa História” lançado pelo escritor jaruense Elias Gonçalves em 11 de maio de 2013, abordou, entre outros assuntos, a trajetória terrena de Ruth de Souza Oliveira (1952-2004). Elias Gonçalves acompanha de perto vários assuntos relacionados à história de Jaru e, em contato com o Portal P1, explicou que a decisão de abordar a história de uma das mais importantes personagens da saúde local, veio após conversar com pessoas que conheceram Ruth Oliveira em vida e relataram de forma fidedigna todo o seu legado, visto por muitos como uma referência. Para obter mais informações sobre a obra, o contato do autor é (69) 9 92418033 ou pelo Facebook: https://www.facebook.com/eliasgpjaru



 

O texto abaixo foi publicado no livro Vivendo Nossa História e a sua publicação no Portal P1 ocorre com a devida permissão do autor da obra, o escritor jaruense Elias Gonçalves.

 

Ruth de Sousa Oliveira nasceu no dia 7 de agosto de 1952 em Resplendor (MG). Filha de Sebastião Procópio de Sousa e Maria Albina Procópio, Ruth viveu até aos dezesseis anos de idade na cidade mineira, quando saiu, juntamente com os pais e passou a residir em Campina da Lagoa (PR), local em que se casou com José de Oliveira Sobrinho. Enquanto moravam no Paraná, o casal teve dois filhos e em 1972 a família chegou ao Território Federal de Rondônia.

 

O primeiro lugar em que Ruth Oliveira residiu foi no então distrito de Ouro Preto do Oeste. Assim que chegou ao local, Ruth e o esposo receberam um lote doado pelo INCRA e ali permaneceram por aproximadamente dez anos. Em 1982, Ruth Oliveira, juntamente com a família, se muda para o município de Jaru. Segundo familiares, naquela época, Jaru possuía apenas algumas casas de madeira, poucas lojas e um “boteco” chamado Casa Gonçalves (que se transformou em um dos maiores supermercados da cidade, o Irmãos Gonçalves). Praticamente tudo funcionava às margens do Rio Jaru, no espaço onde hoje existe as Avenidas JK e Beira Rio, além de alguns locais próximos. Após fixar residência em Jaru, o casal teve mais seis filhos, sendo um deles o ex-vereador Badu Som.

Ruth de Souza Oliveira (1952-2004) atuou na área de enfermagem no município de Jaru e hoje é nome de uma Unidade Básica de Saúde. (Foto: Acervo da Família)

O semblante revelado através das imagens guardadas com muito carinho pela família deixa evidente algumas qualidades de Ruth Oliveira e que os parentes ressaltam com muita satisfação. “Ela era muito alegre, humana, acolhedora e amava a sua profissão”, destacou a filha Edina de Oliveira Figueiredo ao analisar as principais qualidades da mãe, durante elaboração do texto que figura no livro Vivendo Nossa História. Além disso, “onde quer que Ruth Oliveira estivesse, ela contagiava a todos com seu caráter, carisma e energia”, disse.

 

Ruth Oliveira exerceu com primazia o seu principal ofício: ajudar ao próximo. Esse trabalho ficou evidente na atuação dela como missionária na Igreja Presbiteriana Renovada por vários anos chegando a fazer a função de uma assistente social em virtude da forma generosa de fazer as coisas. A família de Ruth Oliveira relata que ela gostava de estar sempre envolvida em alguma ação do bem, pois tinha plenas convicções de que fazer isso era um dom que Deus lhe deu.
O campo profissional de Ruth Oliveira foi a área da saúde, especialmente na função de auxiliar de enfermagem. Por aproximadamente 21 anos, ela exerceu a profissão no Hospital Municipal Sandoval de Araújo Dantas, desde a época em que a unidade hospitalar funcionava onde atualmente existe a Escola Jean Carlos Muniz até quando passou a atender no local onde o HM atende na atualidade.

 

Em virtude do profissionalismo demonstrado ao longo dos anos, Ruth Oliveira atuou também como Diretora do posto de saúde Carlos Chagas nos primeiros anos do mandato do ex-prefeito José Amauri dos Santos. Durante os últimos cinco anos de vida, Ruth Oliveira congregou na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, ministério de Madureira.

 

Ruth Oliveira faleceu no dia 1.º de abril de 2004 aos 51 anos, vítima de câncer de mama, metástase pulmonar e insuficiência respiratória. Contudo, o seu legado jamais será esquecido em virtude de tudo o que ela fez em vida, não apenas no município de Jaru, mas em todos os locais por onde passou. Com o objetivo de homenageá-la, a Prefeitura de Jaru colocou o seu nome em um posto de saúde existente no Setor 07, visando assim deixar na memória de todos, o exemplo de uma pessoa tão querida pela sociedade jaruense que teve a oportunidade de conhecê-la pessoalmente.

 

 

Fonte: Portal P1 / Com informações do livro Vivendo Nossa História