Na manhã desta quarta-feira (23), no Centro Integrado de Comando e Controle – CICC, foi lançada a plataforma do Observatório de Análise Criminal, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania- Sesdec em cooperação com a Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog.
Trata-se de uma ferramenta de consulta, estudo e análise criminal dos índices estatísticos sobre a criminalidade em nosso Estado. A plataforma tornará ainda mais transparente os dados da Segurança Pública, facilitando o acesso às informações que estão disponíveis publicamente e tem os dados da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Técnico-Cientifica do Estado de Rondônia.
Ao entrar no portal, você encontrará um tutorial contendo um passo a passo de como extrair os dados necessários conforme a pesquisa pretendida, através dos filtros disponibilizados. No site, encontra-se todos os crimes ocorridos no Estado, desde os crimes contra a vida, crimes contra o patrimônio e até os crimes de violência doméstica. Os dados estão disponíveis desde o ano de 2019 e estão atualizados lá até fevereiro deste ano, a partir de agora, a cada trinta dias os dados estatísticos serão lançados e disponibilizados ao público na plataforma.
Esta ferramenta é uma forma avançada de passar para a população informações sobre a violência e crimes cometidos no Estado de Rondônia. Representando o comandante-geral da PMRO, o Tenente Coronel Robinson Brancalhão salientou que a iniciativa é fundamental para que os gestores das políticas públicas possam ter uma visão real do cenário e a partir dali direcionar as suas ações.
A ferramenta já está disponível para uso, porém, vai continuar sendo aprimorada e atualizada sempre que necessário, servindo para qualificar a gestão da segurança e do trabalho que é realizado na ponta em todo Estado, apontando quais procedimentos poderão ser decisivos para conter e evitar problemas.
O Secretário da Sesdec, Coronel José Hélio Cysneiros Pachá, contou que a plataforma foi muito bem planejada para que os dados fiquem o mais transparente. “Nós queremos dar mais transparência para que as pessoas vejam como estão os reais índices da segurança pública e para finalizar explicou que no site podem ser comparados os meses e os anos, “Todas as possibilidades nós desenvolvemos nessa plataforma, de modo que é possível buscar informações estatísticas por natureza do crime, por hora, por tipo e realizar os comparativos.
Deixe seu comentário