“Roda de conversa” com manipulação de fantoches é atração em Encontro Pedagógico do Detran

Publicada em


Teatro de fantoche é uma ferramenta pedagógica importante na Educação de Trânsito

 

Atendendo a pedidos dos servidores foi inserido na programação do Encontro Pedagógico do polo de Cacoal do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) uma “roda de conversa” onde o diretor Técnico de Educação de Trânsito (Dtet), Ruymar Pereira, que é ator e diretor de artes cênicas ensinou técnicas de manipulação de fantoches. O aprendizado irá ajudar os profissionais da autarquia nas atividades educativas de trânsito com crianças.



 

Ruymar Pereira, explica que o teatro fantoche é uma ferramenta pedagógica muito importante que tem grande poder de transformação, principalmente junto ao público infantil e ao mesmo tempo muito complexo, porque o boneco tem que ter vida própria através de seu manipulador.

 

Os fantoches devem ter de 30 a 40 centímetros de cumprimento para facilitar a manipulação e também para não cansar o braço do manipulador, já que todo o manuseio é feito com o braço em posição em “L”. Foram ensinadas técnicas de alongamento e técnicas de vozes.

 

“O boneco é um objeto inanimado até que o manipulador lhe dê vida, por meio da forma de se expressar pelo modo como o manipulador conduz o fantoche, por meio da voz e seus trejeitos, a percepção e domínio do movimento, para adquirir o máximo de sincronismo e naturalidade quando estiver interpretando com o fantoche, é o segredo para prender a atenção de crianças e adultos”, disse Ruymar Pereira.

 

Fonte

Texto: Eleni Caetano

Fotos: Eleni Caetano

Secom – Governo de Rondônia