Trabalhadores da Associação Nova Esperança que alegam ocupar terra que pertenceria à classe falam dos desafios enfrentados para tomarem posse de forma definitiva

Publicada em


 

Trabalhadores ligados à Associação Nova Esperança que estariam ocupando uma importante área localizada entre os municípios de Campo Novo de Rondônia e Governador Jorge Teixeira enviaram ao Portal P1, onde relatam de forma clara os supostos desafios que continuam enfrentando na incansável luta pelo tão sonhado pedaço de terra.

 

O vídeo enviado ao site registra um morador tratando de porcos, galinhas, cabritos, animais que, segundo o que apurou o Portal P1, pertenceria a um agricultor que estaria ocupando a área com seus familiares para garantir o sustento da família. O agricultor identificado como sendo Marcos da Silva aparece acompanhado da esposa e acusa o ex-senador Ernandes Amorim de, supostamente, ter se apropriado da área que seria destinada à reforma agrária desde o fim da década de 1980.



 

Embora admitam que os desafios sejam muitos, o homem e sua esposa relatam que a categoria vai lutar até conseguir atingir o objetivo de conquistar a terra. O Portal P1 conseguiu apurar junto à Associação que cerca de 300 famílias estariam na área que está em litígio há muitos anos e mesmo assim não houve uma decisão definitiva por parte do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e do Poder Judiciário, considerando algo que resolve de vez o impasse.

 

Durante o vídeo é relatado uma suposta situação em que dois homens que seriam a pontado como ex-funcionários do ex-senador Ernandes Amorim teriam desaparecido misteriosamente, fato que a Nova Esperança avalia como “algo suspeito”. A associação declara que “em busca da justiça e da verdade mais de mil pessoas se põem declaradamente contra o fracassado político rondoniense”, que na visão da entidade seria Ernandes Amorim.

 

A esposa de Marcos da Silva declara que as famílias que estão no local não seriam bandidas, conforme quer classificar quem não conhece a realidade dos que estão na área. “A gente quer trabalhar, produzir e criar os nossos filhos e netos”, diz a mulher.

 

O Portal P1 tem acompanhado o caso publicando várias reportagens sobre o assunto. A reportagem ressalta que, assim como tem dado ênfase aos relatos de pessoas ligadas à Associação Nova Esperança, está à disposição do ex-senador Ernandes Amorim para que, caso o mesmo julgue necessário, possa apresentar a sua versão das acusações atribuídas a ele.