Escritor jaruense Elias Gonçalves é recebido pelo prefeito de Jaru em exercício Jeverson Lima

Publicada em


Prefeito de Jaru em exercício, Jeverson Luiz de Lima (MDB) e ao seu lado de camisa vermelha, o escritor jaruense Elias Gonçalves

 

Autor de quatro livros, com a quinta obra a ser lançada no primeiro semestre deste ano, o escritor jaruense Elias Gonçalves foi recebido na tarde desta terça-feira (04) pelo prefeito de Jaru em exercício, Jeverson Luiz de Lima (MDB).

Durante a visita ao gabinete do atual responsável pelo Executivo Municipal, Elias Gonçalves entregou ao prefeito em exercício um exemplar de cada um de seus três últimos lançamentos e apresentou a “boneca” do quinto livro denominado como “A Biografia dos Distritos de Jaru”. Conforme explicou o escritor, a palavra “boneca” é uma forma utilizada por grandes gráficas para se referir ao primeiro exemplar de uma obra importante, impresso apenas para se fazer pequenos ajustes que o autor considere necessários.
Na ocasião, Jeverson Lima conheceu em primeira mão o livro que vai abordar em detalhes a história dos atuais distritos de Jaru e de outros locais que até na década de 1980 e início dos anos 1990 pertenceram a Jaru, tais como o Povoado Capitão Silvio (hoje Vale do Anari) e os Núcleos Urbanos de Apoio Rural Theobroma (hoje município), Colina Verde e Pedra Branca (sendo os dois últimos, atualmente área territorial do município de Governador Jorge Teixeira). Além disso, a obra vai trazer um importante estudo dos símbolos municipais de Jaru, Theobroma, Governador Jorge Teixeira e Vale do Anari, contemplando assim 7,69% do Estado.
O prefeito em exercício parabenizou o escritor pela valorização dada à história de Jaru, uma vez que o município está presente na maioria das obras produzidas por Elias Gonçalves. Para se ter uma ideia da importância dada, dos cinco livros escritos até o momento, apenas o primeiro não tem Jaru como protagonista da história. Jeverson Lima perguntou ao escritor se alguma obra já está disponível à população jaruense via Biblioteca Municipal e diante da resposta negativa, o prefeito ficou de averiguar junto à secretária municipal de Educação, Maria Emília do Rosário, uma possível viabilidade para disponibilizar obras que enaltecem a história local, especialmente aquelas produzidas por quem fez de Jaru o seu lar.



O escritor agradeceu ao prefeito de Jaru em exercício, Jeverson Lima, pela atenção dada a ele e ressaltou o quanto é importante a valorização do município como um todo. Elias Gonçalves vem se dedicando há quase 20 anos na produção escrita da história local e com isso se tornou o principal historiador de Rondônia que destaca o protagonismo contemporâneo do município de Jaru.

 

Fonte: Assessoria / Escritor Elias Gonçalves