Agora ficou mais fácil traçar os destinos turísticos para conhecer os pólos com maiores atrativos regionais. O lançamento de cinco e-books em português e inglês pela Superintendência Estadual de Turismo (Setur) em sua plataforma digital “Rondônia Tem Tudo” vai movimentar o setor e fomentar a economia na maioria dos 52 municípios do Estado.
Os livros digitais, além de divulgarem as potencialidades turísticas de Rondônia, trazem outras informações em detalhes sobre os principais roteiros, rede de serviços de hotéis e restaurantes conveniados.
Editados com riqueza de detalhes nas versões “Rondônia Tem Tudo”, “Viva Rondônia”, “Rios de Rondon”, “Rotas das Águas” e “Madeira Mamoré”, os livros servirão de fonte de consulta para turistas de dentro e fora do país que desejarem conhecer, por exemplo, o Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques, a maior fortificação militar portuguesa construída fora da Europa para conter a invasão espanhola.
Conhecer também o Museu Rondon, a riqueza do artesanato local e as áreas de cerrado do município de Vilhena, região Sul do Estado, as 35 cachoeiras com saltos de até 60 metros de altura, no município de Alto Alegre dos Parecis.
O turista pode desfrutar do conforto e bom atendimento de resort e hotéis de selva em Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal e Pimenta Bueno, além de participar de outras opções de lazer como caminhadas por trilhas paralelas as corredeiras e trechos encachoeirados onde se pratica rapel em plena floresta úmida e quente da Amazônia.
Pode conhecer ainda, na região do Vale do Jamari, município de Campo Novo, o Pico do Tracoá no Parque Nacional Pacaás Novos, considerado o mais alto do Estado, e visitar o Parque Botânico de Ariquemes com toda a sua variedade de espécies nativas, viveiros de mudas, cachoeiras e corredeiras cercadas por árvores com grandes sombras.
Impressiona também os amantes da pesca esportiva, a variedade de espécies encontradas nos rios de Alta Floresta e na região de Pimenteiras e São Francisco do Guaporé, duas últimas localidades às margens do rio Guaporé, onde fiéis realizam todos os anos o tradicional festejo fluvial do Divino Espírito Santo, manifestação religiosa trazida de Portugal e incorporada à cultura da região.
Em São Miguel do Guaporé e Costa Marques é possível contemplar um dos maiores espetáculos de preservação de quelônios, com a soltura de milhares de filhotes de tartarugas e tracajás procriados todos os anos nas imensas praias naturais que servem de berçário para reprodução das espécies.
Habitantes da região ribeirinha do Vale do Guaporé tanto do lado brasileiro quanto da Bolívia participam do evento que deu origem a novos programas de educação ambiental e faz parte do calendário turístico dos dois países.
Com o lançamento dos e-books, de acordo com a Coordenadoria de Promoção da Setur, o usuário terá ampla visão do potencial do turístico ecológico, cultural, gastronômico e etnológico – com predominância da cultura indígena – em vários municípios, sendo assegurado aos servidores públicos acesso aos descontos e ofertas concedidas pela empresas parceiras.
Anteriormente, o programa “Viaja Mais Servidor” foi disponibilizado apenas para servidores públicos e militares do Exército Brasileiro. Com o lançamento dos e-books, agora a população de dentro e fora do Estado poderá acessar o menu disponível na página e escolher com maior facilidade o destino da viagem.
A iniciativa encurta distâncias e intensifica as estratégias de divulgação do turismo regional em todo o país e no mundo. Os roteiros incluídos nesses livros digitais, com informações dos principais pontos e atrativos turísticos nas cinco microrregiões mais visitadas do Estado, visam ainda incentivar os cerca de 52 mil servidores públicos a viajar mais com suas famílias para destinos turísticos regionais.
Na plataforma digital, há mais informações sobre as empresas parceiras e os descontos oferecidos. É possível ainda fazer uma busca completa por várias categorias em cada município do Estado, como empresas de transporte (aéreo, férreo, fluvial e terrestre); hotéis, pousadas, clubes e balneários; agências de viagens e turismo; restaurantes, lanchonetes e similares.
Dúvidas podem ser tiradas por meio de mensagens no número (69) 98491-4625 ou por chamada no 3212-9940. Também é possível o contato pelo e-mail [email protected].
Fonte
Texto: Abdoral Cardoso
Fotos: Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia
Deixe seu comentário