20 de setembro é o Dia do Gaúcho: Um povo que ama as suas tradições

Publicada em


Arte: Governo de RS

 

Resumo da matéria.

A data foi instituída em Lei em homenagem a todos os gaúchos e gaúchas no Brasil. 20/9

é o desfecho da Revolução Farroupilha em 1835. O Dia do Gaúcho coincide com a data que iniciou a mais longa Guerra Civil no Brasil entre o povo gaúcho e as Forças Armadas do Império do Brasil. A Revolução explodiu por iniciativa do povo da Província de São Pedro, atual estado do Rio Grande do Sul que declarou guerra contra o Império do Brasil por causa da cobrança excessiva de impostos sobre o charque.

JORNALISTA VICTÓRIA BACON

 

O dia 20 de setembro, conhecido como o Dia do gaúcho, é feriado no estado do Rio Grande do Sul. A data recorda o início a Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, em 20 de setembro de 1835.



 

Para o Brasil, marca a revolta civil mais longa da sua história, que durante 10 anos – conhecido como o Decênio Heroico (1835-1845) – teve como cenário o Rio Grande do Sul, sendo por isso a data mais importante do calendário desse estado.

 

Nesta data especial, é motivo de orgulho para a memória de muitos gaúchos. Ela ressalta o sentimento de pertencimento à ‘República Rio-Grandense’ e faz vibrar no peito a tradição e os costumes desse povo tão característico no sul do Brasil.

 

A resistência da proclamada República Rio-Grandense diante do Império do Brasil, que durou quase dez anos, é lembrada com orgulho pelos que se identificam com o gauchismo e com os valores farroupilhas de Liberdade, Igualdade e Humanidade.

 

Os gaúchos estão espalhados pelo Brasil, tanto que sua identidade cultural é enraizada por meio dos CTGs, os Centros de Tradição da Cultura Gaúcha espalhados em todas as regiões do Brasil e em centenas de cidades.

 

VIVA O POVO GAÚCHO!