Energisa emite orientações sobre os cuidados com a rede elétrica que está sendo construída na região

Publicada em


Subestação de Theobroma, energização parcial – Foto: Assessoria/Energisa

 

Depois de ser constatado que alguns moradores da região de Theobroma, Vale do Anari e Machadinho D’ Oeste estariam fazendo uso indevido das linhas de transmissão da Energisa, a empresa alerta sobre os cuidados que a população precisa ter quanto ao assunto.

Conforme informou a Energisa, há relatos de moradores da região subindo em torres da linha de transmissão da rede alta tensão de 138 kV em Theobroma – Vale do Anari – Machadinho D’Oeste. Segundo a empresa, além do risco de queda, existente também a possibilidade de ocorrer acidente por eletrocussão, o que seria fatal para a vítima. A esse respeito, a Energisa pontou que

 

“é importante destacar sobre os riscos do empreendimento e evidenciar o que pode o que não pode ser feito na faixa de servidão”.



 

A Energisa destaca que além do risco de queda das torres que chegam até 29 metros de altura, existe também a possibilidade de choque elétrico, pois nessas estruturas passam 69 mil volts de energia.

O Sistema Machadinho compreende a construção de novas subestações em Theobroma, Vale do Anari, Cujubim e Machadinho D’Oeste. Seguindo o cronograma de planejamento, está em fase de construção 210 km de linhão de alta tensão entre os municípios, com investimento total de R$ 138 milhões. Pelos cálculos da empresa de distribuição de energia elétrica, em quase três anos de atuação em Rondônia, a Energisa já investiu mais de R$ 156 milhões apenas nestes quatro municípios em modernização do sistema, expansão da rede elétrica e novas ligações pelo programa Luz Para Todos.

A concessionária lembra que o linhão entre Theobroma e Vale do Anari já está energizado e, em breve, todos os trechos estarão em operação. Por isso, tem as seguintes orientações de segurança para a população:

• Não subir nas estruturas das torres

• Não fazer escavações no solo a menos de 10,5 metros de cada lado da torre.

• Não colocar fogo em pastagens próximo às torres de energia, pois o fogo afeta a integridade dos cabos de energia, que com o calor do fogo podem romper e causar faltas de energia;

• Não plantar árvores de grande porte próximo à rede.

 

PORTAL P1