Mãe de criança autista chora pelo filho ser retirado de sala de aula em Porto Velho/RO

Publicada em


 

A mãe de uma criança autista utilizou de suas Redes Sociais para um desabafo forte e emocionante. Seu filho foi retirado de sala de aula, após o retorno presencial nas escolas da capital rondoniense. O vídeo com o desabafo da mãe consta na matéria e mostra o preocupante quadro do preconceito e descaso num universo que jamais poderia existir: a escola. O autismo atinge aproximadamente 2 milhões de pessoas em fase escolar e 70 milhões em todo o Mundo.

A mãe de uma criança autista em Porto Velho, capital de Rondônia, fez um desabafo emocionante em suas Redes sociais pelo filho que foi impedido de frequentar as aulas presenciais.

Segundo a mãe, o filho foi convidado a se retirar da sala de aula porque não havia ninguém para ficar com ele na sala, mesmo tendo ela perguntado no grupo de WhatsApp da escola se ele poderia retornar às aulas presenciais e tido a garantia da coordenação pedagógica da escola que poderia retornar às atividades presenciais.

“Meu filho está sem suporte pedagógico algum desde a explosão da pandemia em março de 2020 quando as aulas em todo o Brasil foram suspensas. Eu assinei um termo de responsabilidade enquanto responsável única pelo meu filho e, mesmo assim, ele não poderá estudar como os outros”, desabafou a mãe com lágrimas nos olhos e bastante emocionada.

O filho enxugou suas lágrimas enquanto ela narrava os fatos na Live produzida em suas Redes sociais nesta segunda-feira, 16 de agosto.

A mãe explicou que vinha preparando o filho psicologicamente para o retorno às aulas, comprou uniforme e materiais e ele estava bastante feliz por retornar ao encontro físico dos professores e amigos da escola. Todos os cuidados com a saúde física do seu filho foram garantidos, desde a compra de máscaras descartáveis até álcool em gel.



Fortemente abalada pelo acontecimento com o seu filho, a mãe teve de buscá-lo na escola, após a direção da mesma não aceitar a sua continuação em sala de aula alegando a criança ser autista.

 

O que é afinal o autismo?

O autismo, cientificamente conhecido como Transtorno do Espectro Autista, é uma síndrome caracterizada por problemas na comunicação, na socialização e no comportamento, geralmente, diagnosticada entre os 2 e 3 anos de idade.

Esta síndrome faz com a criança apresente algumas características específicas, como dificuldade na fala e em expressar ideias e sentimentos, mal-estar em meio aos outros e pouco contato visual, além de padrões repetitivos e movimentos estereotipados, como ficar muito tempo sentado balançando o corpo para frente e para trás.

Principais sintomas Alguns dos sintomas e características mais comuns do autismo incluem:

• Dificuldade na interação social, como contato visual, expressão facial, gestos, dificuldade em fazer amigos, dificuldade em expressar emoções;

• Prejuízo na comunicação, como dificuldade em iniciar ou manter uma conversa, uso repetitivo da linguagem;

• Alterações comportamentais, como não saber brincar de faz de conta, padrões repetitivos de comportamentos, ter muitas “manias” e apresentar intenso interesse por algo específico, como a asa de um avião, por exemplo.

Estes sinais e sintomas variam de leves, que podem até passar despercebidos, mas também podem ser moderados a graves, que interferem muito no comportamento e na comunicação da criança.

 

 

Por: Victória Bacon

 

O vídeo com o desabafo da mãe foi retirado do Instagram do @noticiasdeportovelho.