Zona Sul da Capital – Policiais Militares são homenageados com Moeda Comemorativa

Publicada em


 

Com a presença do comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Alexandre Almeida, o 9° Batalhão de Polícia Militar, Batalhão Silvério Alves Feitosa realizou na manhã de hoje, 11, em sua sede na Rua Algodoeiro, Bairro Cohab, em Porto Velho, solenidade para homenagear policiais militares com a Moeda Comemorativa do Batalhão. A Moeda visa reconhecer os policiais militares que se destacaram no trabalho, cumpriram seus deveres ao serviço, lealdade, coragem com que se portaram com bravura em todo o tempo que prestaram seus bons serviços a Polícia Militar e a sociedade rondoniense.

 

Estiveram presentes ao evento o subcomandante-geral da PM coronel Plínio, corregedor-geral da PM coronel PM Carlos, CRP I, coronel PM Drayton, major PM Rosenberg, além dos homenageados.

 

cel almeida 9 bpm copy

 

“Vivemos tempos difíceis, de enfermidade, mas devemos ser firmes e estarmos prontos a atender aos anseios de nossa sociedade através da briosa Polícia Militar”, falou o coronel PM Almeida, ao enaltecer os homenageados pelos trabalhos desempenhados ao longo de mais de 30 anos, “de certa forma distante do convívio familiar”.

 

Depois deste tempo, quando somos devolvidos ao seio de nossa família, entendemos que nossa juventude foi entregue em prol da proteção da comunidade.

 

De forma geral o coronel PM Almeida agradeceu aos homenageados enaltecendo sempre os feitos de cada um. Ao coronel PM Costa pela ombridade, lealdade e embora esteja pronto para reserva remunerada, desempenha e bem sua função. Ao coronel Carlos pela árdua missão de Corregedor e ao major Rosenberg pela formatura para homenagear aos oficiais e praças. Sobre ser policial militar o comandante-geral deixou claro a importância da profissão que é de excelência, quando para, todas as demais ficam prejudicadas.

 

O chefe do Estado Maior da Polícia Militar coronel PM Wanderley Costa, o corregedor geral da Corporação coronel PM José Carlos, foram homenageados pelos bons serviços prestados ao Batalhão. Também receberam a Moeda, os policiais militares 1º sargento PM Antônio Vanderlei de Oliveira, 1° sargento PM Francinaldo Miranda da Silva, 2° sargento PM Juliano Cação de Magalhães que passaram a reserva remunerada. “A Comenda torna-se um símbolo de apreço e zelo da Corporação com aquele que a recebe. O 9º BPM tem estima e reconhecimento por quem contribui em sua jornada”.

 

Ao ser homenageado com a Moeda comemorativa, o corregedor geral da PM coronel Carlos destacou as ações dos policiais militares do Batalhão que pelo pouco tempo de criação, tem demonstrado o vigor em defender a sociedade com dedicação, servindo e protegendo nossa sociedade. O coronel PM Costa, chefe do Estado Maior, também homenageado, falou dos desafios de todos em um ano difícil dado a pandemia da covid-19. “Fechamos nosso tempo. A emoção é forte, mas de muita alegria por ter cumprido a missão com saúde. E a tristeza em deixar a farda”.

 

cel almeida maj rosenberger copy

 

Ao citar José de Alencar na frase em que diz: “Não tenho medo da morte, tenho medo da desonra”. Pois nosso juramento feito foi; mesmo com o sacrifício da própria vida”, o comandante do 9º Batalhão major PM Diogo Rosenberg, (foto ao lado) disse que servir na Polícia Militar é um sacerdócio, faz compreender que liderar é, sobretudo, um ato de servir, e que o exemplo é a melhor forma de conduzir aqueles que encontram nos paradigmas um farol, que os orientam pelos caminhos da nobreza de caráter.



 

Ao coronel PM Costa que este mês passará a reserva remunerada, o comandante do Batalhão Silvério Alves Feitosa, parabenizou por toda vida na caserna em que “pautou com toda dignidade, não somente na função que ora exerce, (chefe do Estado Maior) mas, acima de tudo, das outras desempenhadas na vida na Instituição, na sua constante luta em prol do serviço Policial Militar”. Ao coronel Carlos, digno merecedor da comenda. Aos leais Sargentos que lado a lado enfrentaram desafios jamais imaginados pelos nossos cidadãos.

Elogios

É por dever de justiça que louvo e elogio o 1º sargento Antônio Vanderlei de Oliveira lotado na 2ª Companhia do 9º BPM pela passagem para a reserva remunerada. Incorporou na Polícia Militar do Estado de Rondônia no dia 24 de fevereiro de 1988, momento de mudanças em sua vida profissional assim como a entrada em vigor da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. A Polícia Militar se orgulha pelo desempenho e cumprimento de mais de 32 anos de atuação policial e também por ter servido nas Forças Armadas.

 

Iniciou sua trajetória no 5º Batalhão de Polícia Militar, trabalhou na Companhia Independente de Guarda, serviu no 1º Batalhão de Polícia Militar, Colégio Tiradentes da Polícia Militar e concluiu o seu tempo de serviço no 9º Batalhão de Polícia Militar.

 

Recebeu pelos excelentes serviços prestados a Corporação as seguintes medalhas: Mérito Policial Militar (1992); Dedicação Policial Militar (2012); Mérito Forte do Príncipe da Beira (2013) e Dedicação Policial Militar – 3º Decênio (2016) demonstrando ética profissional, conduta moral ilibada e pundonor militar. Realizou serviços de guarda prisional na extinta Companhia de Guarda e trabalhou no presídio Federal sendo elogiado pelo Diretor do Presídio pelo excelente serviço prestado na guarda de presos de alta periculosidade oriundos das diversas localidades do Brasil.

 

Sargento PM Francinaldo

cel almeida 9 bpm

 

Ao 1º sargento PM Francinaldo Miranda da Silva lotado na 1ª Companhia do 9º BPM pela passagem para a reserva remunerada. A Polícia Militar se orgulha pelo desempenho e cumprimento de mais de 30 anos de atuação policial. Lotado inicialmente na extinta Companhia de Operações Especiais, após transformada e Companha de Controle e Distúrbios, depois serviu no 3º Batalhão de Polícia Militar, 4º Batalhão de Polícia Militar, 2ª Companhia do 4º BPM, 4ª Companhia do 4º BPM, após foi lotado na extinta Cia de Guarda, e concluiu o seu tempo de serviço no 9º Batalhão de Polícia Militar.

 

Recebeu as Medalhas: Mérito Policial Militar; Dedicação Policial Militar – 1º Decênio, Mérito Forte do Príncipe da Beira e Dedicação Policial Militar – 2º Decênio, demonstrando ética profissional, conduta moral ilibada e pundonor militar. Foi promovido a graduação de 1º sargento em 2020 finalizando a carreira militar da ativa e passando para a reserva remunerada no ano de 2021. É motivo de orgulho e dedicação no exercício da função Policial Militar e na defesa da sociedade a que defendeu por muitas vezes em seu horário de folga.

 

Sargento PM Cação

 

Ao 2º sargento PM Juliano Cação de Magalhães, pela passagem para a reserva remunerada, a Polícia Militar se orgulha pelo desempenho e cumprimento de 30 anos de atuação, concluindo o seu tempo de serviço no 9º Batalhão de Polícia Militar. Pelos serviços prestados a Corporação recebeu as Medalhas: Dedicação Policial Militar – 1º Decênio e Dedicação Policial Militar – 2º Decênio demonstrando ética profissional, conduta moral ilibada e pundonor militar.

 

Após o Curso de Formação Básica foi incorporado nas fileiras da Corporação como Soldado. Realizou a Formação de Cabos, sendo promovido em 2007. Realizou o Curso de Formação de Sargento sendo promovido a graduação de 3º sargento em 2016, promoção de 2º sargento em 2020 finalizando a carreira militar da ativa e passando para a reserva remunerada no ano de 2021. Esse graduado foi reconhecido com vários elogios em sua ficha funcional, pelos diversos serviços desempenhados nas localidades e rincões do Estado.

 

cel almeida agraciados

 

Fotos: sargento PM Raicinaluz Coeli

Fonte: Jornalista Lenilson Guedes