Setembro amarelo, prevenção ao suicídio

Publicada em


Os dados mundiais indicam que ocorre uma tentativa a cada três segundos e um suicídio a cada 40 segundos, no total, chega-se a um milhão de suicídios no mundo.

Provocar o fim da própria vida está entre as principais causas das mortes entre jovens, de 15 a 29 anos, e também de crianças e adolescentes.

No esforço para mudar esses números, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu que a data de 10 de Setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Há quatro anos a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), promove a campanha nacional Setembro Amarelo.

Pelos dados da OMS, o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. É também a sétima causa de morte de crianças entre 10 e 14 anos de idade.

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) pretende lançar campanhas nas redes sociais ao longo deste mês para alertar sobre suicídio e oferecer apoio e ajuda.



O psiquiatra Jorge Jaber, membro fundador e associado da Internacional Society of Addiction Medicine, especialista no tratamento de dependentes químicos, ressaltou que o uso de álcool e drogas é o segundo fator depois das doenças psiquiátricas, como ansiedade e depressão, que leva ao aumento de suicídios.

Para Jaber, o fundamental é dar atenção e escutar aquele que pensa em cometer o suicídio. “O fato de alguém que tenta suicídio ser escutado por cerca de 20 minutos pode impedir que ele tivesse o impulso de cometer o ato. Ouvir o suicida salva a vida dele”.

Na clínica onde atende dependentes químicos, Jaber informou que pelo menos 20% dos pacientes internados tentou suicídio. “Quanto mais às pessoas falarem sobre o suicídio, menos suicídios ocorrerão” disse.

Pensando em falar mais sobre o assunto, o Youtuber Ei Alexandre decidiu fazer um vídeo contanto um pouco de sua historia, e como fez para superar e tentar ajudar pessoas que pensam em suicídio, “Vamos ajudar o próximo, ver o que as pessoas estão passando e se colocar no lugar”.

 

Com Informações – Agencia Brasil