O escritor jaruense Elias Gonçalves Pereira, acompanhado do professor Adilson Rodrigues de Oliveira – também do município de Jaru – esteve no último sábado (22) no distrito de Tarilândia e no subdistrito de Jaruaru para fazer importantes registros históricos das duas localidades e que servirão de base para a próxima produção histórica de Elias Gonçalves, que deverá se chamar A Biografia dos Distritos de Jaru. A visita foi conduzida pelo professor Luiz Alves de Meiras, morador da região hoje conhecida como Tarilândia desde o dia 20 de maio de 1984, possuindo assim um vasto conhecimento histórico da localidade. Já Adilson Rodrigues, por ter passado boa parte da infância no anti go povoado, possui uma forte ligação com o local que marcou os seus primeiros anos de vida.
O trabalho teve início no subdistrito de Jaru com a supervisão do professor Luiz Alves de Meiras. No local, o escritor conversou com moradores e registrou imagens das principais vias, órgãos públicos, empresas particulares, templos religiosos, entre outros locais com representatividade histórica. Na oportunidade, houve uma produtiva conversa informal com diversos moradores, onde o escritor ouviu importantes relatos que servirão de base para a próxima produção literária que destacará o protagonismo dos distritos do município de Jaru nas seguintes áreas: História, Política, Esporte, Religiosidade, Cultura, Educação, Hidrografia, Divisão Territorial, etc. tendo como base os fatos ocorridos a pa rtir do povoamento de cada localidade.
Após o registro feito em Jaruaru, o escritor retornou a Tarilândia, onde continuou com a mesma dinâmica, desta vez colhendo dados e imagens com ligação aos campos religioso, hidrográfico e cultural, além do desenvolvimento do distrito como um todo. Elias Gonçalves, acompanhado dos professores Adilson Rodrigues e Luiz Alves, fez algumas fotografias de importantes pontos de Tarilândia, entre eles, a praça José Bento da Silva e o estádio Jorjão Batista.
O processo de escrita da história de Tarilândia e Jaruaru tem o apoio de diversas pessoas. Ainda em 2015, com o apoio dos moradores Robson Barbosa Lima e João Paz, Elias Gonçalves realizou uma longa entrevista com o – hoje saudoso – Izaltino Lopes de Andrade (1932-2018), onde foram abordados diversos assuntos referentes ao povoamento da região de Tarilândia. Entre os moradores entrevistados estão: Valmor Machado de Souza, Fortunato Bernardo Neto, Luiz Alves de Meiras, Evaldo Cilistrino Mendes, Martins Soares de Araújo, Elias Rosa, Adevair Martins Gouveia, além de muitos outros que estão servindo de fonte para a produção escrita da história de Tarilândia e Jaruaru.
O livro A Biografia dos Distritos de Jaru contemplará também os atuais distritos de Santa Cruz da Serra e Bom Jesus. Conforme previsto pelo escritor, haverá ainda um capítulo especial dedicado aos Núcleos Urbanos de Apoio Rural Theobroma e Pedras Brancas e do povoado Capitão Silvio de Farias (hoje Vale do Anari), nome hoje desconhecido do grande público, mas que, na década de 1980, fazia parte do município de Jaru.
Elias Gonçalves Pereira é funcionário público, mas em todos os fins de semana procura se dedicar à escrita da história de Jaru, algo visto por ele como imprescindível para o conhecimento de suas próprias raízes. Ao todo o escritor possui três livros lançados. O último deles “Encanto Literário”, foi publicado em 2020, mas por causa da pandemia de Covid-19, não foi lançado.
Fonte: Assessoria
Deixe seu comentário