“Chifrudinha” como é chamada pelos produtores rurais teve um casal que receberam o nome de “Sol e Lua”. Família é produtora de queijo, mas o leite desta vaca será só para os filhotes dela.
Os proprietários do Sítio Cerejeiras na BR-364 em Vilhena (RO) foram surpreendidos no dia 28 de abril ao encontrarem as duas crias de uma das vacas que já tinha ido para uma lista de venda, pois eles queriam melhorar a produção de leite para produzirem mais queijos, que é ramo de atividade da família. O casal de gêmeos ganhou destaque nas redes sociais e receberam os nomes de “Sol e Lua”. Os produtores já decidiram que não ordenarão a “Chifrudinha” deixando todo leite para os filhotes.
A reportagem de Rogério Perucci do Folha Sul deu destaque ao fato da vaca ter tido gêmeos e principalmente, sexos diferentes, provenientes de uma gestação natural. Segundo a reportagem, Cristiane Macedo Souza e o esposo Valmir Dondolini disseram de já terem ouvido falar que vacas pariam gêmeos, mas que gêmeos de sexos diferentes é muito raro. Os filhotes são atualmente o xodó da fazenda e como prêmio, terão todo leite da mãe “Chifrudinha” para eles.
O PortalP1 entrou em contato com o médico veterinário Aristóteles Marcos da Silva Ferreira, da Reprofertil para esclarecer algumas dúvidas sobre esse fato raro.
PORTAL P1
– Vacas terem gêmeos é normal?
Aristóteles Marcos
É sim, pode ocorrer em todos os rebanhos, porém não é frequente.
PORTAL P1
– Sexos diferentes é raro?
Aristóteles Marcos
Não necessariamente, isso pode acontecer por dois motivos:
Motivo 1: A mais comum é a ovulação múltipla, que ocorrem por desequilíbrios hormonais.
Motivo 2: Divisão do embrião em 2.
Quando ocorre a gestação gemelar no caso acima de Vilhena desse produtor, e que os fetos gerados são de ambos o sexo, à grande chance de apresentarem uma patologia chamada freemartinismo.
Essa patologia se caracteriza pelo fato de a fêmea apresentar características masculinas, e consequentemente infertilidade, pois na gestação ocorre um compartilhamento de vasos sanguíneos entre os dois fetos (macho e fêmea) é assim um intercâmbio de hormônios via sanguínea. Dessa forma a fêmea apresenta características masculinas como por exemplo, musculosidade ausência de clitóris, subdesenvolvimento do sistema reprodutivo. Já o macho pode apresentar também esterilidade.
PORTAL P1
– A vaca correu algum risco?
Aristóteles Marcos
Sim, o principal risco, é o parto, pois a vaca pode apresentar dificuldade de parir, sendo muita das vezes necessário intervenção cirúrgica ou auxiliar o parto.
Se você tem alguma dúvida ou curiosidade sobre agricultura ou pecuária e queira compartilhar com outras pessoas, entre em contato com o PortalP1, nós daremos visibilidade ao seu produto e retirar sua dúvida, colaborando assim com outros leitores do site.
Jornal Eletrônico Portal P1
Deixe seu comentário