Aplicação da 2ª dose da CoronaVac está suspensa em Jaru e outros 03 municípios de Rondônia

Publicada em


Jaru, Porto Velho, Ariquemes e Candeias do Jamari suspenderam a aplicação da vacina. O motivo, em todos os municípios, é a falta do imunizante.

Foto: Instituto Butantan/Divulgação

 

Na última semana, a aplicação da 2ª dose da vacina CoronaVac foi suspensa em pelo menos 4 municípios de Rondônia, sendo Porto Velho, Ariquemes, Candeias do Jamari e Jaru. O motivo, em todos os municípios, é a falta do imunizante.

No sábado (1ª), 3.200 doses da CoronaVac chegaram em Rondônia, mas, segundo o governo do estado, esse lote não atenderá as pessoas que precisam tomar a segunda dose da vacina, já que o laboratório deve normalizar a entrega das doses destinadas à aplicação da 2ª dose em até 10 dias.

 

Sem estoque

 

A Prefeitura de Porto Velho justificou que não guardou vacinas para aplicação da segunda dose, pois seguiu a recomendação do Ministério da Saúde. Entretanto na segunda-feira (26) o ministro, Marcelo Queiroga, voltou atrás e agora recomenda estocar vacina para garantir a segunda dose da CoronaVac.



 

“Com essa determinação, Porto Velho não armazenou as vacinas recebidas nos 8°, 9° e 10° lotes, totalizando cerca de 17 mil doses.”, comunicou a prefeitura.

 

Já em Ariquemes, a Secretaria Municipal de Saúde diz que já entrou em contato com o Ministério da Saúde, que por sua vez garantiu o envio de mais doses da vacina CoronaVac no início da próxima semana.

 

Intervalo necessário

 

O intervalo para a aplicação da segunda dose da CoronaVac é de 14 a 28 dias. Segundo o Ministério da Saúde, a suspensão não invalida o efeito da vacina, e a orientação é tomar a segunda dose assim que uma nova remessa chegar.

 

Vacinação em Rondônia

 

Mais de 10% da população rondoniense já tomou a 1ª dose da vacina contra a Covid-19. O estado é o antepenúltimo no ranking nacional de vacinação, na frente apenas do Amapá e Roraima.

 

De acordo com o Painel Covid do Governo de Rondônia, mais de 193 mil pessoas já receberam a primeira dose do imunizante no estado e apenas 81.126 foram contemplados com a 2ª dose.

 

O painel não aponta quantas pessoas precisam tomar a 2ª dose da CoronaVac no estado.

 

Fonte: G1 RO