Idoso é preso com 17 pássaros presos em gaiolas em Theobroma; uma espingarda também foi apreendida

Publicada em


Foto: Portal P1

 

Na tarde desta segunda-feira (11) uma guarnição realizando o serviço de Patrulhamento e fiscalização pela rua João Batista Figueiredo, no município de Theobroma avistou uma residência onde tinha várias gaiolas.

Logo, a equipe fez contato com o responsável pelo local um idoso de 67 anos, o mesmo informou que não tinha autorização para criar os animais em cativeiro.

Em uma busca autorizada pelo idoso, foram encontrados 17 (dezessete) pássaros de fauna silvestre em gaiolas de madeira, sendo nove curiós, duas maritacas, três coleiras, três canais da terra.

Os pássaros estavam em 15 gaiolas, em vários cômodos da residência do idoso.



Ainda durante a busca, na cama do idoso foi encontrado 04 cartuchos de espingarda calibre 32 deflagrados e atrás de uma caixa de som foi localizada a espingarda calibre 32, desmuniciada e sem numeração.

Intensificando as buscas, foi encontrada ainda dentro de uma gaveta do guarda-roupa mais 23 cartuchos calibre 32, 09 cartuchos calibre 32 deflagrados e uma cartela com várias espoletas.

 

Duas maritacas estavam com as asas cortadas, características de crime de maus tratos.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao idoso e foi conduzido para a UNISP de Jaru, onde foi entregue juntamente com a arma de fogo.

Os pássaros foram devolvidos na natureza e as duas maritacas que estavam sem condições de retorno, ficaram sob cuidados de uma veterinária.

O infrator será responsável por seus atos, incursos nos artigos 29, paragrafo 1º, inciso III, (ter animais silvestres em cativeiro) e 32, caput (maus tratos a animais), ambos da lei federal 9.605/98 e artigo 12 da lei federal 10.826/03 (Posse de arma de fogo de uso permitido).

 

Jornal Eletrônico Portal P1