Militar destacou o trabalho do 8º BPM em cinco municípios e três distritos. Foram 101 foragidos recapturados, somente em 2020.
O Comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar em Jaru (RO), Major PM Maurílio foi entrevistado pelo jornalista P. Nascimento, editor do Jornal Eletrônico Portal P1, nesta semana do Natal.
A entrevista serviu para esclarecer pontos, pontuar ações do 8º BPM nos cinco municípios e três distritos onde atua. O Comandante ainda deu dicas aos munícipes, especialmente sobre o comportamento no final de ano.
Portal P1: qual o balanço das ações do 8º BPM em 2020?
Major PM Maurílio: “o balanço foi bem positivo! Nós alcançamos nossos objetivos e, principalmente diminuímos índices de criminalidade aqui no nosso município e também, em toda área do 8º Batalhão, que compreende a segurança de cinco municípios e três distritos, sendo que o maior efetivo de policiais militares, fica aqui em Jaru”.
Portal P1: onde atua o 8º BPM?
Major PM Maurílio: “atuamos aqui em Jaru, em Governador Jorge Teixeira, Vale do Anari e Machadinho do Oeste. Os distritos são Tarilândia, Colina Verde e 5º BEC. Então, nós tivemos uma produção excelente nesse ano. Nós tiramos 101 foragidos da Justiça das ruas, foram 101 pessoas que estavam foragidos do sistema prisional, recuperadas pelo nossos policiais, o que significa, que nossos policiais estão nas ruas, fazendo abordagens, verificando documentos e o resultado disso, são as apreensões de foragidos da Justiça”.
Portal P1: foram um total de 3.868 (três mil, oitocentos e sessenta e oito ocorrências registradas) somente em 2020.
São 2.687 atos de infrações;
470 veículos foram recolhidos;
122 flagrantes de embriaguez na direção;
101 foragidos recapturados;
63 veículos recuperados;
76 ocorrências de tráfico de drogas;
96 prisões em flagrante;
62 armas de fogo tiradas de circulação;
Estas prisões e apreensões aconteceram de que forma?
Major PM Maurílio: “através de barreiras onde a gente verifica documento de veículos, documentos das pessoas. São essas abordagens, essas barreiras, que possibilitaram a recuperação desses 63 veículos no ano de 2020. Eram veículos que foram roubados ou furtados, na nossa região ou em qualquer outra região do Estado, até do Brasil e, foram recuperados aqui na área do nosso 8º Batalhão da Polícia Militar de Jaru”.
Portal P1: todo final de ano a PM reforça a segurança. Como está em relação a este ano de 2020?
Major PM Maurílio: “desencadeamos desde a semana passada, a Operação Final do Ano, onde está tendo um reforço no policiamento, tanto no horário comercial, quanto noturno. Estamos também dando prosseguimento na Operação Covid-19, que busca coibir aglomerações, a fim de evitar a proliferação do coronavírus”.
Portal P1: a partir de quantas pessoas, é considerada aglomeração?
Major PM Maurílio: “hoje não podemos ter reuniões acima de 16 pessoas. Os bares, por exemplo, só podem estar abertos até às 23h, se o seu cadastro de CNPJ discriminar que vende apenas bebidas em geral. Já lanchonetes e restaurantes podem ficar abertos até mais tarde, desde que obedeçam os critérios exigidos pelos órgãos de saúde e sanitários”.
Portal P1: alguém vendo aglomeração, pode entrar em contato com a PM?
Major PM Maurílio: “pode ligar no telefone 190 da Polícia Militar. Inclusive, no último sábado (19), nós estávamos em uma operação na cidade, junto com a Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros depois de recebermos diversas ligações, informando que no Savana Park, tinha uma aglomeração acontecendo numa festa. Para nossa surpresa, ao chegarmos lá, era uma festa com mais de 200 pessoas. Então foi feita a abordagem em todos, havia também menores de idade. Os responsáveis foram conduzidos para a Delegacia, havia corrupção de menores, distribuição de bebida alcoólica. Esta foi uma ação pontual dos órgãos responsáveis e quem flagrar, pode ligar para o 190 que a Polícia Militar vai verificar”.
Portal P1: quem promover ou participar de aglomerações, responde a que crimes?
Major PM Maurílio: “vai responder pelo Termo Circunstanciado de Ocorrência. Essa pessoa vai se comprometer a comparecer na Justiça assim que for convocada, para explicar os motivos de estar naquele local, de ter promovido este tipo de evento e vai responder a infração penal por propagar a doença, favorecer a propagação da doença. Então ela assina um Termo Circunstanciado de Ocorrência, mas não é conduzida para a Delegacia, pois, se comprometeu com a Justiça”.
Portal P1: alguma recomendação para a população?
Major PM Maurílio: “a recomendação é para aqueles, que estão no comércio, agora no final do ano, a gente sabe que tem muito furto, então que as pessoas andem com as bolsas coladas ao corpo, bolsas fechadas na parte da frente do corpo, para evitar que alguém meta a mão na bolsa e leve, também para aqueles que vão viajar, deixar o vizinho tomando conta da sua residência, peça para ascender a luz, quem tem cachorro deixar o animal solto, tomar providências nesse sentido”.
Major PM Maurílio ainda desejou boas festas a todos!
Jornal Eletrônico Portal P1
Deixe seu comentário