Justificativa de ausência nas eleições poderá ser feita através de aplicativo

Publicada em


Não poderá votar este ano? O aplicativo e-Título é gratuito para download e justifica a ausência à distância

 

Foto: PortalP1

 

Nas eleições de 2020, eleitores que estarão fora de sua zona de votação ou não puderem comparecer às urnas por motivos maiores poderão justificar a ausência por meio do aplicativo e-Título, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O app é gratuito e pode ser baixado no Google Play ou na Apple Store.



 

Além da função de justificativa de voto, o app e-Título serve como documento de identificação para os eleitores, desde que coletada a biometria, além de oferecer serviços como emissão de certidões de quitação eleitoral e guia de localização das seções eleitorais.

 

Além da justificativa digital, os eleitores ainda podem comprovar a ausência por meio do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE). O formulário é entregue gratuitamente nos dias de votação ou com antecedência em postos de atendimento ao eleitor, como cartórios e na própria página do TSE.

 

A justificativa é obrigatória em caso de ausência! Quem descumpre a lei fica em débito com a Justiça Eleitoral: além da multa de $3,50, o eleitor poderá sofrer penalidades como não estar apto a prestar ou tomar posse em concurso público, não ser autorizado a tirar ou renovar passaporte e identidade, não receber salário, caso seja funcionário público, entre outras.

 

O TSE recomenda baixar o aplicativo com antecedência ao dia da eleição.

 

 

Jornal Eletrônico Portal P1