Dando sequência as agendas de visitas no Estado de Rondônia, resultado do convite feito pelo governador, coronel Marcos Rocha, o embaixador de Israel, Yossi Sheley, conheceu nesta quarta-feira (28) a estrutura de inovação de negócios, a Hub.RO criada pelo Governo de Rondônia, e ainda fez um sobrevoo na Capital, a bordo do Falcão 2, uma das aeronaves do Núcleo de Operações Aéreas (NOA) que pertence a estrutura da Secretaria de Segurança Defesa e Cidadania (Sesdec).
O embaixador conheceu primeiramente a Hub.RO que está localizada no 1° piso do shopping da Capital. O ambiente de criação de empresas com soluções inovadoras foi considerado pelo embaixador como uma iniciativa importante do Governo para o desenvolvimento. Ao ser informado da quantidade de startups existentes, 47 em Porto Velho e 21 em Ji-Paraná, o embaixador sentencia: “Rondônia tem um grande potencial”.
O superintendente Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Sérgio Gonçalves, destacou a importância desse alinhamento em inovação entre Rondônia e Israel. ‘‘É um privilégio receber o embaixador de Israel, que veio conhecer o projeto embrionário de inovação do nosso Estado, que é a nossa incubadora e aceleradora. Nós queremos através do programa de inovação colocar Rondônia no mapa da inovação do Brasil e essa parceria com Israel, eu creio, que vai fortalecer o nosso Estado para atingir esse objetivo”, disse.
O coordenador de Inovação da Sedi, Thalles Gomes, explicou que a ideia é que a Hub.RO seja um incubadora de startups, ou seja, o que chega como uma ideia inovadora será transformada em empresa. E ainda há o planejamento de replicar essa mesma ideia em 25 outros ambientes.
A etapa atual é de preparação para lançar o edital para contratação de uma empresa gestora da Hub.RO. Depois será lançado edital para selecionar ideias, a princípio, em três eixos: soluções para o Governo, soluções para o desenvolvimento econômico e soluções para o agronegócio.
‘‘Estou muito feliz em conhecer essa estrutura. O Governo já tem o primeiro passo que é o potencial de startups, então nós temos algumas ideias como quem sabe trazer startups israelenses. Parabenizo o governador que passo a passo está criando as condições para avançar em inovação”, avalia o embaixador que ficou entusiasmado com as possibilidades de devolver negócios inovadores em Rondônia.
NOA
Após a visita à Hub.RO, o embaixador conheceu o Núcleo de Operações Aéreas (NOA), na zona leste de Porto Velho. O secretário da Sesdec, José Hélio Cysneiros Pachá destacou que a estrutura foi escolhida para ser apresentada por funcionar de forma integrada, ou seja, policiais civis e militares trabalham juntos dando apoio aéreo as operações de Segurança Pública de Rondônia.
‘‘Essa é uma característica do nosso governador Marcos Rocha, mostrar coesão entre as nossas forças para prestar um serviço melhor à nossa sociedade’’, afirma o secretário da Sesdec.
Além disso, o NOA atua em um projeto social que incentiva gratuitamente crianças e adolescentes à prática do esporte em três modalidades: futebol, natação e artes marciais. ‘‘Além de ser um incentivo à educação, aos valores cívicos e patriotas’’, completa Pachá. No momento as atividades estão suspensas devido a pandemia.
‘‘Agradeço ao governador pela oportunidade de conhecer o Núcleo de Operações Aéreas, é muito importante o que acontece aqui em relação ao combate ao crime e também a integração que existe entre policiais e a comunidade através desse projeto social, isso é excelente’’, considera o embaixador.
A visita ao NOA foi encerrada com um sobrevoo pela capital de Rondônia.
Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Ésio Mendes
Secom – Governo de Rondônia
Deixe seu comentário