SAAE de Alvorada alerta para economia no consumo de água tratada, a fim de evitar racionamento

Publicada em


Com a quarentena, o consumo aumentou 48%, conforme o superintendente. São mais de 1,4 milhão de litros diariamente, sendo consumidos.

José Almeida (Superintendente do SAAE) Alvorada.
Foto: Edilene Silva

Na última sexta-feira, dia 27 de março, José Almeida, que é o superintendente do Sistema Autônomo de Água Tratada e Esgoto (SAAE), de Alvorada do Oeste (RO), falou sobre todos os progressos alcançados nos últimos três anos.

Conforme Almeida, que é funcionário Público há pelo menos 35 anos, o SAAE estrava deteriorado, com equipamentos ruídos pela ação do tempo e falta de manutenção, além de ter problemas muito sérios com a distribuição, filtragem e armazenamento para a distribuição da água tratada.

Segundo Almeida, o município de Alvorada conta com mais de 3,8 mil ligações residenciais. São pelos menos 79 km de tubulação, alcançando casas e pontos comerciais, levando água tratada.



“Nós distribuímos ao menos 1,4 milhão de litros de água tratada por dia. Temos atualmente reservatórios em Terra Boa e Tancredópolis, nossos distritos, que somam juntos 54 mil litros de água tratada sendo oferecida diariamente para a população, além de 400 mil litros d’água potável a disposição da população, só em reservatórios na sede do município”, disse Almeida.

O superintendente do SAAE também usou o espaço na entrevista a Rádio Tropical FM 92,7 Mhz, em Presidente Médici (RO), para pedir que a população economize água tratada.

“Nosso consumo aumentou 48% por causa da quarentena importa pelos órgãos de saúde. A população está com certeza consumindo mais água tratada e queremos aproveitar o espaço para pedir que pratiquem economicidade, a fim de evitar possíveis racionamentos, que vão prejudicar e muito o fornecimento, pois, interrupções serão promovidas, a fim de fazer chegar a todas as residências a agua tratada”, disse.

Almeida destacou que o Sulfato de Alumínio, usado para clarear a água e o Cloro, usado para limpar, podem acabar antes do prazo previsto, se o consumo excessivo permanecer.

“Não lavem carros e nem calçadas com água tratada. Reaproveitem a água a fim de que economizemos e com isto, tenhamos água tratada a disposição em todas as etapas da quarentena e fora dela”, encerrou.

Jornal Eletrônico Portal P1