Foi publicada na página do próprio instituto, na internet, no dia 29/11/2019, a primeira chamada do processo seletivo, do ensino médio, para 2020. A publicação do resultado final está prevista para 09/12/2019, após às 18:00h. De acordo com Renato Delmonico, diretor geral do IFRO/JARU, 285 alunos concorreram às vagas disponibilizadas, porém, somente 120 estarão aptos a cursarem o ensino médio na instituição, que é federal. Integrados ao ensino médio, o IFRO oferece três cursos técnicos, que são: Técnico em Alimentos, Técnico em Comércio e Técnico em Segurança do Trabalho. Os dois primeiros no período matutino, e o último no período vespertino.
O início do ano letivo de 2020 está previsto para a segunda semana de fevereiro, e de acordo com a regulamentação federal, serão 200 dias letivos, divididos em dois semestres.
Renato fez questão de destacar o grande diferencial que a instituição tem das demais da região. A seu ver, essa integração de cursos técnicos ao ensino médio, pode fazer uma grande transformação na vida dos alunos. Enfatizou que dentro da instituição existe um tripé de fortalecimento didático, constituído em ensino, pesquisa e extensão, que aprimora ainda mais a aprendizagem.
Sobre a capacitação dos servidores do Instituto, Renato disse que isso é de suma importância e que hoje vários professores são mestres e doutores, dentro de sua respectiva disciplina. Lembrou que esses profissionais atendem também alunos do Ensino Médio, e não somente do Nível Superior.
De acordo com Renato Delmonico, o IFRO de Jaru receberá mais um bloco de quatro salas de aula, e em breve será feita uma reforma na estrutura existente, com melhorias na fachada, calçada, vias de acesso e iluminação. Já para o próximo ano, aquisição de uma área rural e construção da clínica veterinária.
O diretor reconhece que não é fácil se ingressar na Instituição. É preciso muita dedicação do aluno enquanto cursa o Ensino Fundamental. E ao chegar à Instituição, o aluno recebe informações sobre o Regulamente Disciplinar Discente (RDD), onde toma conhecimento de seus direitos e suas obrigações.
Pra finalizar a entrevista exclusiva dada ao Jornal Eletrônico Portal P1, o diretor lembrou que as matrículas dos selecionados serão feitas entre os dias 07 e 10 de janeiro de 2020. Renato Delmonico dá as boas vindas a todos os novatos e deseja que possam usufruir ao máximo da estrutura que o Instituto tem para oferecer. O diretor acrescentou ainda:
“É importante lembrar que o IFRO é uma instituição pública, mantida pelo governo federal e ninguém paga nada para estudar aqui, nem mesmo a matrícula”.
Jornal Eletrônico PortalP1 – Rick Silva “O Radar”
Deixe seu comentário