Uma candidata afirma que tema não chegou a ser cogitado pelos cursinhos do estado. Prova foi aplicada neste domingo (3).
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), “Democratização do acesso ao cinema no Brasil“, surpreendeu os candidatos e foi alvo de reclamações após a prova deste domingo (3).
Moradora de Cacoal (RO), Sidnéia Pereira Evangelista, 20 anos, diz que o tema da redação não chegou a ser cogitado nem pelos cursinhos preparatórios do Enem em Rondônia.
“Foi um tema muito diferente dos anos anteriores. Nem no cursinho surgiu a hipótese de ser um tema cultural”, finalizou.
Em Porto Velho, o tema da redação também foi alvo de críticas pelos candidatos. Marilda Marques, que já é estudante de psicologia, afirma que o tema teve um ‘teor político’.
“Eu achava que seria coisas do nosso dia a dia, do cotidiano. Teve tantas coisas que aconteceram esse ano e poderiam ter sido o tema da redação”, diz a candidata que vai tentar uma bolsa pelo Fies.
Rafaely Matos e Gabrielle Lima, ambas de 18 anos, disseram que o tema da redação do Enem 2019 foi inesperado.
” Achava que o tema seria algo sobre feminicídio, meio ambiente, barragem, mas cinema? Metade das pessoas não esperaram por essa”, diz Rafaely.
Deixe seu comentário