SEMOSP e SEMA de Ariquemes transformam terreno baldio em praça no Jardim Jorge Teixeira

Publicada em


Área entre a Rua Iara e Rua Mara era utilizada como descarte irregular de lixo e foi revitalizada com implantação de parquinho e quadra de areia. 

Foto: Divulgação

 

Os moradores do Bairro Jardim Jorge Teixeira receberam um novo local de lazer e confraternização. Após um trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), o terreno baldio que existia entre a Rua Iara e Rua Mara foi transformado em praça para a comunidade. A Prefeitura de Ariquemes fez a entrega do local na quarta-feira (4).
Segundo a Diretoria de Planejamento Urbano (DIPUR), a área é pertencente a Prefeitura e estava inutilizada, pois o terreno era irregular para construção. Depois de realizar estudos técnicos na localidade, a SEMOSP e a SEMA viabilizaram a instalação da praça. O local chegou a ser utilizado pelos moradores como área para descarte irregular de lixo.
“De fato, construímos essa praça no Jardim Jorge Teixeira, partindo do zero. O local era uma área de lixão, uma área abandonada e percebemos que aquele espaço poderia ser transformado em uma área de atração para a comunidade”, comentou o Secretário da Sema, Vilmar Ferreira.
O Secretário da SEMOSP, Edson Kerr, disse que a equipe de trabalho realizou a terraplanagem do local para que fosse possível a adequação da praça.
“Na praça do Jorge Teixeira nós fizemos o aplainamento, plainamos o terreno, limpamos para tirar algumas pedras, colocamos meio-fio, areia e iluminação” (sic), citou.
O responsável pela SEMA ainda destacou a união de esforços das secretarias para proporcionar um benefício para os moradores do bairro.
“Houve uma parceria entre a SEMA e a SEMOSP, que fez toda a parte estrutural. A SEMA fez o cercamento, gramamos todo o local, construímos e edificamos o parque para as crianças e, colocamos bancos”, contou.
O kit do parquinho é composto por gangorra, escorregador e balanços. Toda a matéria prima dos brinquedos é oriunda de madeira apreendida que foram destinadas à SEMA. O kit foi produzido por detentos do Regime Semiaberto, integrantes do projeto “Construindo a Liberdade” e todo o processo foi realizado sem custo adicional para o município. A praça ainda possui uma quadra de areia para a prática de atividade esportivas como vôlei e futebol.