Aconteceu na última terça-feira (26) nas dependências na escola Olga Dellaia, em Jaru, a culminância das produções dos alunos da turma Fórmula da Vitória referente ao caderno de Poemas e Poesias, onde os alunos produziram um livro. Neste dia declamaram seus poemas, organizaram murais para com exposição no pátio da escola com suas produções.
O Programa Fórmula da Vitória atende à meta 7 do Plano Nacional da Educação (PNE) e a meta 8 do Plano Estadual da Educação (PEE) que tem como objetivo fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem. Além disso, tem como objetivo ajudar os alunos que apresentam dificuldade parcial ou total das habilidades de leitura e escrita. Fundado em 1994, o Instituto Airton Senna cria projetos para ajudar diretamente cerca de dois milhões de alunos em mais de 1.300 municípios na diversas regiões do Brasil. Em Jaru, a Escola Olga Dellaia foi contemplada, juntamente com a Escola Costa Junior do Município de Governador Jorge Teixeira, ambas pertencentes à Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Jaru.
A Coordenadora do Programa Fórmula da Vitória na CRE/Jaru, professora Valéria Cristina explicou que em Rondônia, o Programa Fórmula da Vitória – Língua Portuguesa, foi implantado em maio de 2017, e está em funcionamento nas 18 CREs, abrangendo dezoito municípios e quatro distritos. Os alunos que participam do programa foram selecionados e classificados através do teste diagnóstico de Língua Portuguesa. A realização do programa tem o apoio irrestrito da Coordenadora Regional de Educação (CRE) em Jaru, Núbia Passos Morali.
As turmas formadas são heterogêneas quanto às idades e anos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). As matrizes de habilidades e objetivos de aprendizagem do programa norteiam o planejamento do professor, o desenvolvimento das aulas e a avaliação do processo. O processo avaliativo na proposta do Programa Fórmula da Vitória é concebida nos seus aspectos diagnósticos, acompanhamento do processo de aprendizagem e como intervenção em função dos avanços ou dificuldades apresentadas pelos alunos.
Os alunos realizam oficinas tendo como suporte, cadernos com os temas: Poemas e Poesias, Cartas Abertas, Contos de Assombração. Quando encerram o caderno, é realizada a culminâncias de suas produções, assim como aconteceu na última terça-feira (26) na escola Olga Dellaia, sendo referente a Poemas e Poesias.
A professora da turma Adriana dos Santos Monteiro demonstrou satisfação com o resultados dos trabalhos desenvolvidos. Segundo ela, as atividades representaram um avanço muito importante para os alunos que participam do programa.
Fonte: Elias Gonçalves
Deixe seu comentário