A Secretaria Municipal de Saúde de Rolim de Moura (RO), município a 402 quilômetros de Porto Velho, confirmou um caso de contaminação da bactéria Leptospira, causadora da doença de Leptospirose. Apesar de o paciente ter ficado em estado grave, o quadro clínico foi revertido e ele passa bem. Um outro caso suspeito está sendo investigado pela divisão de epidemiologia.
A leptospirose é uma doença infecciosa transmitida ao homem pela urina de roedores e apresenta risco de morte. Os sintomas são: febre; dor de cabeça; dores pelo corpo (principalmente nas panturrilhas). Podem também ocorrer vômitos, diarreia e tosse.
De acordo com a diretora epidemiológica, Janaína Teodoro Travassos Loose, o único caso foi confirmado ainda este ano.
“Esse paciente pode ter sido contaminado durante o trabalho, já que ele relatou para a equipe ter feito limpeza em um ambiente cheio de urina e fezes de rato”, disse Janaína.
A diretora informou ainda que um segundo caso ainda está sendo avaliado. Nessa situação, o paciente faleceu e, por enquanto, os resultados dos exames foram inconclusivos. Mas a divisão de epidemiologia não descarta ter sido mais um registro de Leptospirose. Por isso seguem investigando.
Para tentar impedir que novos casos da doença ocorram, a Secretária Municipal de Saúde realizará um trabalho conjunto entre o Centro de Controle de Zoonoses, Divisão de Epidemiologia e Vigilância Sanitária com capacitação dos agentes comunitários de saúde e enfermeiros, além de inspeção de todas as escolas e campanhas educativas sobre controle de roedores, bem como a capacitação dos agentes e enfermeiros.
Fonte: G1 Noticias
Deixe seu comentário