Projeto do deputado Adelino revoga lei que exigia hasteamento de bandeira do império

Publicada em


Projeto original previa hasteamento das bandeiras Nacional e do Império todos os dias nas escolas públicas e particulares de Rondônia

O deputado Adelino Follador (DEM) teve aprovado, em sessão plenária, o Projeto de Lei 1003/2018 que revoga a Lei nº 4.225 de 18 de dezembro de 2017, de autoria do deputado José Lebrão (MDB).

O parlamentar arguiu que a matéria chegou a ser destaque em nível nacional, de forma negativa, mesmo sendo um projeto que busca despertar o espírito cívico especialmente no jovem, que, segundo Follador, muitas vezes desconhece o seu próprio hino nacional.



Follador argumenta também que a responsabilidade recairia sobre a Associação de Pais e Professores (APP), penalizando mais uma vez as escolas por uma responsabilidade educacional, que deveria partir de casa, pelos pais, com a colaboração das escolas, para despertar o espírito cívico e patriótico.

Durante a votação em Plenário, o deputado Jesuíno Boabaid (PMN) reconheceu a boa intenção do projeto, no entanto ressaltou que hastear a bandeira do Império, não tem mais sentido ao se viver em uma República democrática.

O projeto recebeu parecer favorável em Plenário pelo deputado Boabaid e votação unânime pela aprovação.

ALE/RO – Geovani Berno

Foto: Ronaldo Afonso