Ex-vice-reitora da Unir é alvo de operação da PF por uso de diplomas falsos

Publicada em


Viviane Ricciotti foi escolhida como vice-reitora da Unir. Foto: Reprodução

 

  • Ela renunciou ao cargo após suspeitas sobre um diploma de doutorado. Agora, é investigada por usar pelo menos cinco documentos falsos para avançar na carreira acadêmica.

 

Viviane Ricciotti, elieita vice-reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), é alvo de uma investigação da Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (24). A servidora é suspeita de apresentar diplomas falsos durante a carreira acadêmica que durou cerca de 15 anos.

 

A suspeita nem chegou a tomar oficialmente o cargo para o qual foi eleita. Antes da cerimônia foi constatada as falsificações e sua nomeação foi cancelada pela universidade.

 

Segundo a PF, foi a própria Unir que contatou as autoridades após identificar irregularidades nos documentos apresentados por Viviane durante o processo de candidatura à reitoria da instituição. Ela foi exonerada pela Unir em novembro de 2024.



 

Os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão em Porto Velho contra a ex-vice-reitora. O objetivo é reunir mais provas e confirmar os indícios de fraude.

 

Viviane já havia renunciado ao cargo em março de 2024, após a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) informar que não havia registro do diploma de doutorado apresentado por ela. A instituição também apontou inconsistências no documento.

 

O g1 tenta localizar a defesa de Viviane.

 

A ex-vice-reitora pode responder por crimes como uso de documento falso, falsificação de documento público, falsidade ideológica e estelionato. A análise do material apreendido continua.

 

 

 

Fonte: g1 RO