Fenômeno óptico foi observado na tarde desta segunda-feira (20) em municípios como Ouro Preto, Nova União e Ji-Paraná, RO

No começo da tarde desta segunda-feira (20), moradores de cidades da região central de Rondônia foram surpreendidos por um fenômeno pouco comum: um halo solar visível ao redor do Sol. O anel luminoso pôde ser observado em municípios como Ouro Preto do Oeste, Nova União e Ji-Paraná.
De acordo com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), o halo solar é um fenômeno óptico que ocorre devido à refração e à reflexão da luz solar nos cristais de gelo presentes em nuvens altas, do tipo cirro e cirrostrato, situadas entre 6 e 12 quilômetros de altitude.
O tipo mais comum é o halo de 22 graus, formado quando a luz atravessa cristais de gelo com formato hexagonal, desviando-se em um ângulo que produz o anel ao redor do Sol. Segundo o Censipam, o fenômeno indica a presença de umidade e cristais de gelo na alta atmosfera e pode anteceder a chegada de frentes frias ou áreas de instabilidade.
Apesar do visual impressionante, o halo solar não representa risco direto à população.
Portal p1
Deixe seu comentário