
Em sequência ao projeto Rondônia Recicla, que tem a proposta de promover a inclusão social, segurança no trabalho e aumentar a produtividade dos catadores de materiais recicláveis, o governo do estado entregou, nesta quinta-feira (2), mais uma remessa de kits de equipamentos de proteção individual (EPIs) para 19 profissionais que atuam na coleta seletiva no município de Jaru.
O projeto idealizado pela Secretaria de Estado da Mulher, da Família da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), com foco na valorização e proteção dos trabalhadores, está sendo desenvolvido, após constatado em levantamento, que a maioria atuava sem utilizar os equipamentos necessários.
Incialmente, o projeto prevê investimento de R$ 775.180 mil na aquisição e distribuição de 2 mil kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), beneficiando trabalhadores de todas as regiões de Rondônia que fizeram a inscrição até 30 de setembro, prazo em que pode ser reaberto para atender a um maior número de profissionais da área. Com esta entrega são 208 catadores beneficiados.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o projeto da Seas beneficia não apenas os catadores com a entrega dos EPIs, mas toda a população, por refletir diretamente na proteção ambiental, na sustentabilidade e na economia com a redução da quantidade de lixo em aterros, preservação de recursos naturais e energia. “Outro benefício também importante, é a geração de trabalho e renda para a sociedade, especialmente os catadores de materiais recicláveis que transformam em produtos para a venda o que seria descartado”, salientou.
Sobre os EPIs, a secretária da Seas, Luana Rocha, reforçou que são fundamentais para a prevenção de acidentes e doenças. “Os equipamentos protegem contra cortes, infecções, exposição a substâncias nocivas e condições climáticas extremas”, além de garantir a saúde física, o uso de equipamentos adequados promove segurança, dignidade e valorização profissional, impactando positivamente na saúde mental, autoestima e motivação dos catadores.
Esta foi a nona entrega de EPIs realizada pelo governo de Rondônia, por meio da Seas. A primeira ocorreu em Ji-Paraná, durante a Rondônia Rural Show Internacional, no mês de maio; a segunda em Porto Velho, no dia 7 de agosto; a terceira no dia 21 de agosto, em Rolim de Moura; a quarta, dia 22 de agosto, em Pimenta Bueno; a quinta foi no dia 19 de setembro, em Itapuã do Oeste; a sexta e a sétima foram no dia 24 em Vilhena (pela manhã) e Cerejeiras (à tarde) e a oitava, no dia 25, em Ji-Paraná.

COMPOSIÇÃO DO KIT EPI
(6) Máscaras Respiratória
(1) Avental de PVC Forrado
(1) Abafador de ruído
(1) Protetor Auricular Tipo Concha
(2) Óculos de Segurança
(2) Calças Brim Leve com faixa refletiva
(1) Colete Sinalizador Faixa Refletiva Fluorescente
(1) Camiseta Manga Longa
(1) Botina de Segurança
(2) Luvas Anticorte
(1) Chapéu Árabe com protetor de pescoço
Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Jhulie Caline
Secom – Governo de Rondônia
Deixe seu comentário