Nova brinquedoteca do Hospital Infantil Cosme e Damião promove espaço de diversão durante a internação hospitalar

Publicada em


As crianças têm acesso a um espaço de diversão durante a internação hospitalar

 

Um espaço de cores, risos e imaginação voltou a fazer parte da rotina dos pacientes do Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD), em Porto Velho. A brinquedoteca da unidade, que ganhou o slogan “Brincar também cura”, foi reinaugurada no final de agosto (29) e já se tornou um dos ambientes mais queridos pelas crianças e familiares que passam pelo período de internação.

 

O local foi totalmente reorganizado e recebeu novos brinquedos com o apoio da sociedade civil e, agora passa a ser um complemento no cuidado à saúde, ao proporcionar momentos lúdicos e de alegria e em meio aos desafios do tratamento.

 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, oferecer esse espaço é uma forma de cuidar também da saúde emocional das crianças e de suas famílias.

 

A diretora do HICD, Fransciane de Souza Santana reforça a importância da restauração do espaço.

“A brinquedoteca é um lugar onde conseguimos aliar tratamento médico e lazer, oferecendo às crianças momentos lúdicos que fortalecem não apenas o corpo, mas também o emocional, contribuindo para um restabelecimento mais atenuado”, afirmou.

 

O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, também destacou o valor do espaço.



“Cuidar da saúde dos pequenos exige dedicação e sensibilidade. Por isso, ver a alegria dos pequenos, acompanhada de uma programação diversificada dentro da unidade é motivo de orgulho. Esse ambiente soma-se às terapias médicas e transforma a experiência hospitalar”, enfatizou.

 

PROGRAMAÇÃO HICD

Diversas ações foram realizadas ao longo da semana na unidade, envolvendo servidores, familiares e crianças internadas em experiências educativas e acolhedoras. Entre elas, destacam-se:

Dia de Conscientização à Quedas, com a proposta “Divertida Mente”, que combina orientação com atividades lúdicas;

Visita guiada dos cães do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), que encantou os pequenos e proporcionou interação com os animais treinados;

Atividades do Setembro Amarelo, voltadas também para servidores, reforçando o cuidado com a saúde mental da equipe;

Treinamentos, aos servidores, para aperfeiçoamento da gestão de recursos públicos;

Oficinas de capacitação, que qualificam os profissionais de saúde para o exercício de suas funções.

 

 

 

Fonte

Texto: Daiane Brito

Fotos: Pablo Belo

Secom – Governo de Rondônia