Estudante da rede pública vai representar Rondônia como jovem senadora 2025-2026, em Brasília

Publicada em


Os jovens senadores vão se reunir em Brasília para participar da Semana de Vivência Legislativa, entre os dias 18 e 22 de agosto

 

A estudante Laury Angelina Xavier Oliveira, do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM VI), em Ji-Paraná, foi a vencedora da etapa estadual do programa Jovem Senador 2025-2026. A estudante representará Rondônia na Capital federal, em uma iniciativa que visa incentivar a participação cidadã e o conhecimento do processo legislativo entre estudantes de todo o Brasil.

 

Os jovens senadores, um de cada unidade da federação, vão se reunir em Brasília para participar da Semana de Vivência Legislativa, entre os dias 18 e 22 de agosto. A edição 2025-2026 do programa aborda o tema “Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente”.

 

O programa Jovem Senador, uma parceria entre o Senado Federal, o Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e as Secretarias Estaduais de Educação, tem como objetivo estimular a reflexão dos estudantes sobre política, democracia e cidadania, além de proporcionar uma imersão no funcionamento do Poder Legislativo brasileiro.

 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a participação da estudante como Jovem Senadora na Semana de Vivência Legislativa em Brasília será uma oportunidade ímpar de representar Rondônia, apresentando as realidades e propostas do estado para o cenário nacional, além de incentivar outros estudantes a buscarem seus sonhos e se destacarem.

 

Além da estudante, outras duas jovens rondonienses se destacaram nesta fase da competição que consistia em elaborar uma redação: Amanda Eduarda Schaffeln Jacob, da EEEFM Eurídice Lopes Pedroso (Alta Floresta d’Oeste); e Luana Rita Batista Sampaio, da EEEFM Mariana (Porto Velho).

 

Laury Angelina Xavier Oliveira, que cursa o terceiro ano do ensino médio, acredita que será uma experiência incrível.

“Agregará de forma significativa meu conhecimento acadêmico e político do país, abrindo portas para oportunidades futuras”, disse.

 

EMERGÊNCIA CLIMÁTICA

Segundo a titular da Gerência de Apoio Pedagógico Integrado da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Paula Fernanda Benarrosh, a temática desafiadora busca mobilizar os jovens para a busca de soluções e o engajamento na preservação do planeta.



“A estudante Laury Angelina conquistou o 1º lugar no Concurso de Redação 2025 do Senado Federal. Essa vitória é um reflexo claro do talento, da dedicação e do compromisso da estudante com os estudos, além de demonstrar o potencial brilhante da juventude rondoniense”, destacou.

 

FORMAÇÃO DEMOCRÁTICA

Os 27 estudantes selecionados na etapa nacional – um por unidade federativa – terão a oportunidade de vivenciar uma semana legislativa simulada no Senado Federal, em Brasília. Durante essa jornada de formação política e democrática, eles participarão de atividades como a autoria de projetos de lei, debates e votações em plenário.

 

A secretária da Seduc, Ana Lucia Pacini, enfatizou que a seleção da estudante rondoniense é fundamental para que as particularidades da região amazônica sejam consideradas nas discussões e na formulação de políticas públicas.

“A conquista da nossa aluna serve de inspiração para outros jovens rondonienses, mostrando que a educação e o engajamento cívico podem abrir portas para experiências transformadoras. ”

 

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO

Podem participar do concurso estudantes regularmente matriculados no ensino médio da rede pública estadual, com idade de até 19 anos completos até o término do ano letivo. A seleção dos jovens senadores ocorreu em três etapas:

Etapa Escolar: as escolas participantes selecionaram as melhores redações.

Etapa Estadual: as Secretarias Estaduais de Educação avaliaram as redações finalistas.

Etapa Nacional: uma comissão avaliadora do Senado Federal escolheu as 27 redações vencedoras, com base em critérios como coerência, argumentação, originalidade e domínio da norma padrão da língua portuguesa.

 

 

 

Fonte
Texto: Elaine Santos
Fotos: Paula Fernanda Benarrosh
Secom – Governo de Rondônia