Governo de Rondônia fortalece rede de proteção à infância com entrega do primeiro prédio do Conselho Tutelar em Cujubim

Publicada em


O espaço, totalmente equipado, vai ampliar o acolhimento e garantir mais agilidade no trabalho em prol da defesa dos direitos de crianças e adolescentes no município

 

No dia 1º de julho, o município de Cujubim recebeu a primeira sede própria do Conselho Tutelar em Rondônia. A entrega foi realizada pelo governo do estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), e faz parte da etapa de infraestrutura do programa Criança Protegida. O espaço, totalmente equipado, vai ampliar o acolhimento e garantir mais agilidade no trabalho em prol da defesa dos direitos de crianças e adolescentes no município.

 

O novo prédio foi construído com investimento estadual de R$ 600 mil, somado à contrapartida municipal de R$ 130 mil. Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a entrega da sede é a concretização de uma política pública que respeita, acolhe e protege.

“Desde 2019, temos investido na estrutura dos Conselhos, na capacitação dos profissionais e na mobilidade das equipes”, ressaltou.

 

De acordo com a secretária da Seas, Luana Rocha, o espaço foi pensado com muito cuidado, pois proteger a criança e o adolescente é garantir um futuro melhor para todos.

“Ainda temos mais nove unidades a serem construídas. Pretendemos avançar até que cada município tenha um local digno para atender com qualidade quem mais precisa”, destacou.

 

SEGURANÇA E ACOLHIMENTO

Durante a cerimônia, os conselheiros tutelares de Cujubim receberam o prédio da nova sede com emoção e gratidão.



“Esse espaço vai fazer toda a diferença no nosso dia a dia. Ter um local estruturado, seguro e acolhedor é fundamental para que possamos exercer bem o nosso papel na proteção das crianças”, comemorou a conselheira tutelar, Débora de Almeida.

 

Além de Cujubim, já foram assinados convênios para construção de novas unidades nos municípios de Corumbiara, Pimenta Bueno, São Felipe d’Oeste, Colorado do Oeste, Ji-Paraná (com duas sedes), Nova Brasilândia d’Oeste, Rolim de Moura e Presidente Médici.

 

CRIANÇA PROTEGIDA

O programa Criança Protegida, criado em 2019, busca o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) de Rondônia.

 

O Programa é dividido nas seguintes etapas:

Campanhas: realizadas de forma contínua e permanente, visando conscientizar a população acerca dos direitos de crianças e adolescentes;

Qualificação: promoção de capacitações contínuas para os integrantes do SGDCA;

Equipagem: entrega de equipamentos (ar-condicionado, bebedouro, impressora, computador e caminhonete) aos Conselhos Tutelares;

Integração: assessoramento aos 52 municípios do estado para a construção de fluxos e protocolos estabelecidos na Lei da Escuta Especializada;

Infraestrutura: construção de sedes próprias de Conselhos Tutelares. A meta é garantir estruturas adequadas, seguras e confortáveis para o atendimento às crianças e aos adolescentes em situação de vulnerabilidade.

 

 

 

Fonte

Texto: Camila Rodrigues

Fotos: Lucas Montrezol

Secom – Governo de Rondônia