“Chocolateiras de Teixeirópolis” transformam amêndoas de cacau em chocolate de sabor incomparável

Publicada em


“Chocolateiras de Teixeirópolis” transformam amêndoas de cacau em chocolate de sabor incomparável

 

  • Juntas vem colhendo os frutos de um trabalho fortificado na união.

 

Uma Associação de Agricultoras conhecidas como as “Chocolateiras de Teixeirópolis”, vem colhendo os frutos de um trabalho fortificado na união. Juntas transformam amêndoas de cacau em um chocolate de sabor incomparável.

 

Atualmente “as Chocolateiras”, possui uma agroindústria denominada de Cacautex, localizada na zona rural do município de Teixeirópolis, interior de Rondônia, onde conta com 15 associados. A fábrica está toda equipada e funcionando a todo vapor, no local, o cheiro do cacau exala o empoderamento feminino, resultando no aumento da produção de chocolates e acesso a novas oportunidades de mercado.

 

Uma das associadas relata que a ideia da formalização da associação, ocorreu a partir do “Programa de Fortalecimento das Organizações Sociais“, tendo o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (EMATER-RO) e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC).

 

No ano de 2015 às Chocolateiras se tornaram uma associação, sendo conhecidas no estado como um grupo de mulheres que se uniram para beneficiar o Cacau, e transformá-lo em chocolate. Desde então buscam conhecimento e aperfeiçoamento para dar aos alimentos fabricados por elas, um sabor incomparável.



 

Antes a forma de trabalharmos era a de produção de chocolate Artesanal, com o tempo fomos evoluindo e desenvolvendo produtos cada vez melhores. Nosso objetivo é estar presente nas casas de todas as famílias Rondonienses, tendo nossos produtos conhecidos pelo Brasil à fora. Destacou a associada Andreia.

 

A agroindústria hoje produz uma diversidade de produtos, como chocolates em barra, drágeas de chocolate, drageados de diversas amêndoas, licor de chocolate, tabletes de chocolate 100%, cacau em pó, e nibs – pequenos fragmentos da amêndoa do cacau, as quais são riquíssimas em flavonóides e altamente antioxidantes.

 

A produtora conta que a matéria prima, vem de produtores de cacau presentes na região, e após serem coletados passam por um processo longo para que assim, se torne chocolate.

 

Processo de Produção do chocolate

Torragem da amêndoa do cacau;

descascamento da amêndoa;

moagem da amêndoa;

conchagem;

temperagem;

enformação.

 

Após passar por todo o processo, as chocolateiras tem o desafio de colocar o produto no mercado, por isso além de contar com o apoio da EMATER e CEPLAC, o SEBRAE, SENAR, SEAGRI, e a Prefeitura municipal de Teixeirópolis também abraçaram o projeto. As produtoras agradecem a todos os políticos que destinaram emendas parlamentares para que os trabalhos continuem evoluindo.

 

As associadas ainda relatam que as feiras de agronegócios são uma grande aliada para a divulgação dos produtos, desde 2015 não perderam nenhuma Rondônia Rural Show, e na próxima semana estarão novamente presentes na 12ª edição.

 

Estaremos juntas levando nossos chocolates para que todos possam conhecer e saborear. Concluiram as associadas.

 

 

 

Fonte: Daniela Fraga Campos/Jornal Expresso Rondônia