Os avanços tecnológicos do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) foram expostos no I Congresso de Inovação em Inteligência Artificial (IA) no Judiciário, realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), entre os dias 15 e 17 de janeiro de 2025, em Foz do Iguaçu.
Como parte da programação do congresso, a equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) do TJRO, representada pelos servidores Felipe Colen e Paulo Guyss, apresentou os sistemas de Inteligência Artificial GaIA e AssessorIA, explorando os campos éticos e de uso responsável dessas ferramentas dentro da instituição.
Segundo informado pela Secretária da STIC, Ângela Carmen, o congresso tem como intenção discutir as melhores práticas e os desafios da implementação da IA no sistema de Justiça. O encontro foi visto como uma oportunidade para compartilhar experiências, explorar novas soluções e encontrar ideias para integrar as tecnologias de IA no cenário rondoniense, sempre com o objetivo de fortalecer a Justiça e beneficiar a sociedade.
GaIA e AssessorIA
O nome GaIA faz uma referência a deusa da mitologia grega de enorme potencialidade geradora, também conhecida como mãe-terra. Usando Inteligência Artificial Generativa, pode transformar a forma como se produzem trechos de um acórdão, sem abrir mão da validação humana.
Já AssessorIA é uma solução inovadora que pode transformar a maneira como se interage com processos judiciais. Desenvolvida para ajudar assessores(as) e magistrados(as) do Poder Judiciário de Rondônia, na análise de processos, automatizando etapas e gerando textos de forma eficiente. Na prática, AssessorIA ajuda a entender e trabalhar com documentos de forma mais rápida.
Fonte: Tribunal de Justiça de Rondônia/TJ RO
Deixe seu comentário