Instituições públicas mais transparentes de Rondônia serão homenageados pelo TCE-RO

Publicada em


Instituições públicas mais transparentes de Rondônia serão homenageados pelo TCE-RO

 

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizará cerimônia de entrega dos certificados do Selo da Transparência Pública, encerrando as atividades do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), ciclo 2024.

 

O evento de Entrega dos Selos de Transparência Pública em Rondônia ocorrerá na próxima sexta-feira (6/12), às 9 horas, no auditório do TCE-RO, em Porto Velho.

 

O Programa Nacional de Transparência Pública é uma iniciativa de enorme relevância e foi criada para incentivar a transparência ativa nos portais públicos de órgãos de todas as esferas de governo.

 

Ele avalia critérios baseados em normas como a Lei de Acesso à Informação e a Lei de Responsabilidade Fiscal, reconhecendo as instituições que atingem altos níveis de transparência.



 

A ação tem a coordenação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com os Tribunais de Contas brasileiros, entre os quais, o TCE rondoniense.

 

MAIS DE 7,3 MIL PORTAIS AVALIADOS

Na edição de 2024, foram avaliados 7.370 portais de órgãos públicos em todo o Brasil, resultando em um aumento de 10% no índice nacional de transparência, alcançando 63,94%.

 

Em Rondônia, o índice geral foi de 75%. Do total de 110 portais avaliados no estado, 65 foram certificados com selos diamante (índice de transparência acima de 95%), ouro (índice de 85% a 94%) e prata (índice de 75% a 84%).

 

O TCE-RO, que também é avaliado, foi reconhecido, pelo terceiro ano consecutivo, com o Selo Diamante, o mais alto nível de qualidade.

 

Com a nota histórica de 99,23%, o portal eletrônico do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) recebeu o Selo Diamante. O anúncio ocorreu durante o IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, no Paraná.

 

Mais informações sobre o programa e os resultados estão disponíveis no site da Atricon e no Radar Nacional da Transparência Públic

 

 

 

Fonte: Assessoria