Cofre do Apocalipse: banco de sementes pode salvar a humanidade

Publicada em


Cofre do Apocalipse: banco de sementes pode salvar a humanidade

 

Também conhecido como “cofre do apocalipse” ou “cofre do juízo final”, o Banco Mundial de Sementes, ou Svalbard Global Seed Vault (Silo Global de Sementes de Svalbard, em português), na Noruega, armazena amostras de sementes de quase todos os países do mundo em segurança.

 

No final de outubro, mais de 30 mil sementes de espécies de plantas vindas de 21 países chegaram em uma pequena ilha norueguesa banhada pelo oceano Glacial Ártico. O novo lote deve se juntar às mais de 1,3 milhão de sementes distintas armazenadas no cofre que fica debaixo de uma montanha coberta de neve.



 

Apesar de existir milhares de bancos de sementes em outros países, o banco em Svalbard consegue estocar essas espécies em um território a salvo de conflitos, guerras, catástrofes naturais, mudanças políticas ou simplesmente má gestão.

 

Embora ele possa desempenhar um papel útil para a humanidade no caso de uma catástrofe global, atualmente seu valor está em fornecer uma reserva de sementes caso alguma espécie seja perdida em situações de desastres naturais, conflitos humanos ou outras circunstâncias.

 

 

 

Fonte: CNN Brasil