VÍDEO: chuva de granizo, vendaval derruba árvores e destelha casas em Ariquemes, RO

Publicada em


chuva de granizo, vendaval derruba árvores e destelha casas em Ariquemes, RO

 

Chuva de granizo acompanhado com um forte vendaval destelhou casas, derrubou árvores, deixou vários bairros sem energia e, chegou arremessar toda a estrutura de um barracão sobre uma residência em Ariquemes (RO), cerca de 90 km de Jaru; por onde o vendaval passou deixou as pessoas em pânico. 

Objetos como estruturas metálicas e árvores foram lançados contra a rede elétrica, rompendo cabos, danificando transformadores e derrubando postes, ocasionando falta de energia para cerca de 23 mil residências do município. 

 

O corpo de bombeiros tivera muito trabalho para prestar socorros as pessoas atingidas pelo vendaval. 

Em um dos vídeos que circula nas redes sociais é possível ver a quantidade de pedras de gelos caindo sobre uma tela improvisada, a pessoa que filma no momento, diz que “ Meu Deus! … a primeira vez que vejo isso em Rondônia”. 

Ainda não foi divulgado se ouve registro de feridos. 

Veja o vídeo abaixo. 

 

 



“Uma chuva de granizo é caracterizada pela queda de pedras de gelo do céu, o que pode gerar uma série de danos nas áreas atingidas, como prejuízos ou destruição das lavouras agrícolas, amassamento da lataria de veículos e superfícies metálicas, perfurações em telhados, quebra de vidros, acúmulo de gelo nas ruas, destruição da fiação elétrica das áreas urbanas e, em casos menos frequentes, ferimentos em pessoas que estão em áreas desprotegidas. É indispensável, portanto, que tomemos medidas de precaução durante as chuvas de granizo. 

  

A Defesa Civil orienta: 

Buscar abrigo sob uma cobertura segura e resistente. 

Não se abrigar embaixo de árvores (sujeito à queda de galhos e também raios, visto que o granizo está associado a tempestades) ou superfícies metálicas ou de material mais frágil. 

Não estacionar veículos próximo de outdoors ou torres de transmissão de energia elétrica. 

Evitar ruas ou avenidas onde há acúmulo de pedras de gelo no solo. 

Caso se perceba o risco de desabamento de telhados e outras estruturas, avisar pessoas nas áreas de risco e comunicar o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil.” 

  

Veja mais sobre “Granizo” em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/granizo.htm