Quinta-feira, 10 de outubro, celebra o Dia Mundial da Saúde Mental

Publicada em


Quinta-feira, 10 de outubro, celebra o Dia Mundial da Saúde Mental

 

Nesta quinta-feira (10), é celebrado o Dia Mundial Da Saúde Mental, uma reflexão e um alerta sobre a atitude de olharmos para a condição da saúde da nossa mente. A data foi instituída em 1992 pela Federação Mundial da Saúde Mental. Neste dia, são promovidas ações e palestras de conscientização acerca da importância de cuidar da parte psicológica.

 

Desde que a data foi criada, muitos progressos ocorreram no campo da psicologia e da psiquiatria, possibilitando tratamentos mais adequados a cada patologia e eficiência no diagnóstico de transtornos mentais.

 

A sociedade e os cidadãos importam. O papel da sociedade civil precisa ser aprimorado para que as pessoas possam dar sua própria contribuição para a saúde mental e o bem-estar nas suas comunidades e locais de trabalho.

 

O tema “Fazer da saúde mental e do bem-estar para todos uma prioridade global” nos oferece a oportunidade de reavivar nossos esforços para tornar o mundo um lugar melhor.



 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

 

No Brasil, a atenção em saúde mental é oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS) através de financiamento tripartite e de ações municipalizadas e organizadas por níveis de complexidade.

 

Todo o organismo depende de um bom equilíbrio para funcionar de forma adequada. Quando a saúde mental vai mal, todo o corpo padece.

 

Por isso, cuidar dos aspectos psicológicos é essencial para evitar complicações. Essa medida é válida tanto para a sua vida pessoal quanto no âmbito profissional.

 

Os motivos para ignorar os avisos da mente, e consequentes avisos do corpo, costumam ser a falta de conhecimento, vergonha de ter um transtorno mental ou de fazer terapia, medo da rejeição e das críticas alheias, receio da repressão da família ou atribuição do mal-estar mental a elementos externos.

 

Infelizmente a propagação de informações com base científica sobre a saúde mental ainda não atinge muitos países. Até mesmo no Brasil são encontrados grupos sociais que atribuem as mais variadas causas à depressão e à ansiedade, exceto a perturbação da saúde mental. Outro objetivo do dia é tornar essas informações mais acessíveis.

 

 

 

Fonte: Assessoria