Falta de planejamento pode gerar consequências na hora de se aposentar; entenda

Publicada em


Falta de planejamento pode gerar consequências na hora de se aposentar; entenda

 

  • Especialista em Direito Previdenciário destaca a importância do planejamento para a garantia da aposentadoria no tempo certo

 

O planejamento previdenciário pode prevenir inconsistências na comprovação do tempo de trabalho e garantir uma segurança financeira confortável. Segundo a advogada previdenciária Sheila Barros Moreira, essa é a melhor estratégia para quem está na expectativa de se aposentar.

 

O objetivo do planejamento é organizar documentos e informações para evitar problemas e reduzir o risco de negativas por parte do INSS devido à falta de documentação adequada para a concessão do benefício.

 

Também durante o período de preparação pode ser feita a projeção matemática dos possíveis valores que o solicitante poderá receber no futuro, com uma análise jurídica detalhada, baseada em toda a trajetória profissional e previdenciária.

 

A advogada Sheila Barros Moreira conta que o início do planejamento previdenciário deve acontecer quando a aposentadoria estiver próxima e que a melhor forma de organizar a documentação é por meio de um advogado especializado em Direito Previdenciário.

“Cada caso é único, e as vidas contributivas são diferentes, por isso é importante contar com um profissional preparado para analisar os detalhes e cuidar de cada situação”, disse a advogada.

 

De acordo com o INSS, em 2021, aproximadamente 66 milhões de pessoas estavam cadastradas no sistema, mas muitos ainda não compreendiam totalmente as regras de concessão de benefício previdenciário, o que pode resultar em aposentadorias com valores abaixo do esperado. Por isso, uma orientação adequada é vital.



“Análises dos vínculos, cálculos de contribuição e simulações de aposentadoria: o profissional vai organizar todas essas demandas. Além disso, por meio do planejamento, é possível identificar erros e incluir atividades especiais que podem contar como tempo de contribuição”, destaca Sheila.

 

As análises previdenciárias são essenciais antes de qualquer pedido ao INSS para evitar que a solicitação seja negada. Com a reforma da previdência, o planejamento eficaz se torna ainda mais necessário, visto que as novas normas podem ter impactos diretos no valor da aposentadoria.

 

O planejamento previdenciário também traz benefícios fiscais. Dependendo do tipo de plano escolhido, é possível deduzir contribuições da base de cálculo do Imposto de Renda, otimizando, assim, a carga tributária.

 

Um planejamento bem estruturado não apenas promove segurança, mas também proporciona tranquilidade, permitindo que as pessoas aproveitem seus anos de aposentadoria sem preocupações financeiras.

 

Advogada Sheila Barros Moreira

 

 

Fonte: Assessoria