A reforma do Hospital de Guajará-Mirim está avançando significativamente e já alcançou 73% de conclusão. A Obra que é acompanhada de perto pelo governo do Estado de Rondônia entrou na fase de acabamento, com ampliação de revestimentos e melhorias nas instalações elétricas, hidráulicas, climatizações, aplicação de textura na fachada externa das alas Norte e Sul, incluindo a área de ampliação da enfermaria; instalação de portas com visores na Ala Pediátrica e Ala Adulta; e executada a parede de gesso na divisa entre a cozinha e o refeitório.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está acompanhando o progresso da obra, a qual está sob execução do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops).
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o objetivo da gestão estadual com a obra é aprimorar a saúde pública, oferecendo conforto e bem-estar aos pacientes, além de garantir um ambiente seguro e eficiente para todos os cidadãos rondonienses.
O secretário da Sesau, Jefferson Rocha enfatizou sobre o empenho do governo em entregar para população um hospital moderno e com estrutura de ponta.
“As obras continuam com o intuito de oferecer um ambiente acessível e referência em atendimento humanizado. A execução destas obras estão estritamente focadas em oferecer um ambiente acessível, e apresentar referência em atendimento humanizado.”
OBRAS
Foram executadas ampliações da enfermaria, lactário, troca da ETE (Estação de Tratamento de Efluentes), área indígena, sala de manutenção e diluição, execução da sala de paneis, execução do necrotério. Foi realizado a troca do telhado, toda parte elétrica e hidráulica, parte de climatização, parte de GLP, (Gás Liquefeito de Petróleo, conhecido como Gás de cozinha), parte de gás medicinal, toda infraestrutura e acabamento, (piso porcelanato, forro modular, portas em madeira com visores, pintura em látex acrílico, pintura externa em textura, pintura epóxi nas paredes do centro cirúrgico, instalações em réguas medicinais.
Foram executados revestimentos em porcelanato na área de lavagem da Central de Material Esterilizado (CME), e na ampliação da enfermaria. Também foram instalados cabeamentos eletrônicos em todos os ambientes para suportar serviços de lógica, como acesso à internet, sinais eletrônicos de equipamentos e sinalização sonora em leitos. Além disso, foi complementada a aplicação de argamassa baritada (específica para proteção radiológica), na sala de Raio-X da Ala Norte, garantindo assim, a blindagem dos equipamentos que emitem radiação.
O Hospital Regional de Guajará-Mirim é a principal unidade de saúde da cidade. Essa melhoria é fundamental para atender às necessidades da população, que depende do hospital para serviços médicos de urgência e outras especialidades.
Fonte
Texto: Lara Lívia e Sângela Oliveira
Fotos: Frank Nery
Secom – Governo de Rondônia
Deixe seu comentário