Em parceria com o Idesam, cunhã-poranga Marciele Albuquerque, do boi Caprichoso, plantará 16 árvores para compensar suas emissões de carbono pelo período de seis meses
Conforme anunciado durante o Festival de Parintins 2024, Marciele Albuquerque, cunhã-poranga do boi Caprichoso em parceria com o Idesam, será o primeiro item Carbono Neutro do Festival. Para isso, a organização realizou o processo de carboneutralização das atividades de Cunhã enquanto item oficial, por meio do Projeto Carbono Neutro (PCN). Com essa parceria, o Idesam e Marciele unem esforços como um exemplo a ser seguido em conhecimento técnico de uma organização e a responsabilidade socioambiental de uma cidadã.
O resultado do inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) estimou um total de 4,71 (quatro ponto setenta e um) tCO2eq. (toneladas de carbono equivalente), sendo necessário o plantio de 16 árvores para neutralizar as emissões. Fazem parte do escopo da compensação as emissões referentes ao deslocamento por veículo, consumo de energia elétrica e viagens aéreas. O plantio acontecerá entre janeiro e abril de 2025 na RDS Uatumã que fica no interior do Amazonas.
O diferencial da iniciativa é a técnica de produção utilizada, o Sistema Agroflorestal (SAF). Ele consiste na criação de um espaço produtivo o mais parecido possível com uma floresta original, combinando diferentes espécies agrícolas e florestais. As mudas serão plantadas em áreas de famílias parceiras do Idesam, levando diversidade alimentar e gerando renda. Entre as espécies que serão plantadas estão: cumaru, açaí, andiroba, cupuaçu, breu, copaíba.
Com mais de uma década de atuação na RDS do Uatumã, o Idesam já plantou 50 mil árvores, neutralizando aproximadamente 10 mil toneladas de carbono (tCOe) com a restauração de 65 hectares (ha). O Projeto ainda conta com a parceria de 40 famílias.
“Considerando o cenário que estamos vivendo de degradação severa do meio ambiente a compensação de emissões de (GEE) por meio de plantio de árvores é um grande investimento no futuro quando pensamos em preservação. Essas árvores que serão plantadas nos remetem às ações que precisam ser tomadas pelas pessoas fazendo com que cada um se responsabilize pelos impactos causados ao meio ambiente todos os dias. O plantio de árvores contribui para restaurar áreas degradadas e possibilitar renda por meio de uma atividade sustentável”, afirma Kate Anne Souza, gestora do Projeto Carbono Neutro do Idesam.
Fonte: Hedylaine Boscolo
Deixe seu comentário