Com ambiente favorável para negócios, Rondônia amplia quantidade de empresas abertas

Publicada em


Crescimento do número de empresas sinaliza o aumento da confiança de investidores em instalar negócios em Rondônia

 

O balanço do primeiro semestre de 2024, divulgado pela Junta Comercial do Estado (Jucer), aponta crescimento de 3% na abertura de novas empresas no estado, em comparação ao mesmo período do ano passado. São 13.967 novos negócios, superando a marca de 13.562 empresas abertas, no mesmo período, em 2023, o que revela que Rondônia segue firme no crescimento econômico e se fortalece como ambiente favorável à instalação de novos negócios.

 

Para o governador do estado, Marcos Rocha, cada nova empresa aberta representa mais empregos e mais crescimento. Os indicadores comprovam que Rondônia está acertando o caminho para o desenvolvimento econômico.

 

“Rondônia é um estado em pleno desenvolvimento, tem a menor taxa de desempregos do Brasil, segundo o IBGE, e atrai cada vez mais investidores interessados em contribuir para o aquecimento da economia, e para melhoria da qualidade de vida. O governo de Rondônia está empenhado em acolher a todos que desejem empreender”, salientou.

 

A Jucer, que funciona como “maternidade’” das empresas, pois é onde os negócios são registrados, aderiu a um conjunto de ações inovadoras nos últimos anos, o que, segundo o presidente da Junta, José Alberto Anísio, ajudou a reduzir a burocracia na abertura de negócios.

 

“O resultado é uma Jucer Rondônia mais simplificada, tecnológica, descentralizada e ágil. O tempo médio para abertura de empresas é de 3h06, um recorde no estado”, evidenciou.

 

O vice-presidente da Jucer, Eder Neves acrescentou que, dentre o conjunto de melhorias aplicadas na instituição, está o atendimento 100% na modalidade digital, por meio do sistema estadual ‘‘Empresa Fácil RO’’, que pode ser acessado no link https://www.empresafacil.ro.gov.br/, e a implantação gradativa de pontos de atendimento nos municípios, por meio do Projeto Junta Junto do Empreendedor.”



Com ambiente favorável para negócios, Rondônia amplia quantidade de empresas abertas

 

 

MODELO DE DESENVOLVIMENTO

O titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves destacou que, o crescimento do número de empresas abertas sinaliza o  aumento da confiança de investidores em instalar negócios em Rondônia.

‘”Essa confiança é uma resposta às políticas públicas do governo voltadas para tornar a economia do estado referência no país.”

 

O modelo de desenvolvimento econômico empregado em Rondônia tem como primícias o acolhimento, assessoramento e apoio aos investidores para instalação e manutenção dos negócios.

‘”Estamos comprometidos em promover um ambiente com empresas bem-sucedidas”, ressaltou o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

 

O governador de Rondônia, Marcos Rocha reforça que, Rondônia tem muitas oportunidades para gerar mais progresso, com cadeias produtivas que destacam-se pela qualidade e sustentabilidade, como a do Tambaqui, café e cacau; pacote de incentivos fiscais atrativos e hub logístico (lugar que agrega vários produtos ou serviços ao mesmo tempo, gerando mais valor para clientes da empresa ou da marca) que dá competitividade aos produtos.

Cada nova empresa aberta representa mais empregos

 

 

 

 

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça/Frank Néry/Ésio Mendes
Secom – Governo de Rondônia