Pais devem redobrar atenção para que as crianças não brinquem com pipas perto da rede elétrica

Publicada em


Pais devem redobrar atenção para que as crianças não brinquem com pipas perto da rede elétrica

 

Em 2023, a Energisa Rondônia registrou cerca de 90 ocorrências de falta ou queda de energia causadas por pipas, afetando mais de 70 mil clientes nos 52 municípios abastecidos pela empresa. As quedas de energia não apenas interrompem a rotina de milhares de famílias, mas também trazem riscos significativos à segurança da população.

 

Caio Ramos, coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Rondônia, enfatiza a importância de práticas seguras ao empinar pipas.

 

“Empinar pipas é uma atividade divertida e tradicional, especialmente entre as crianças, mas é fundamental que isso seja feito em locais adequados e com segurança. A proximidade com a rede elétrica pode resultar em acidentes graves, além de causar interrupções no fornecimento de energia que impactam milhares de pessoas”, alerta Caio.

 

Para garantir a segurança de todos, Caio compartilha as seguintes orientações:



 

  •  Empinar pipas longe da rede elétrica: Escolha áreas sem cabos de energia, serviços telefônicos ou antenas de celular.

  •  Espaços abertos: Prefira locais como praças, parques e campos de futebol para empinar pipas.

  •  Evitar áreas de risco: Nunca solte pipas em canteiros centrais de ruas, avenidas, rodovias ou locais com fluxo de veículos.

  •  Proibição de cerol e linha “chilena”: Além de perigosos, são proibidos por lei.

  •  Não usar papel alumínio: Na confecção da pipa, evite materiais condutores de eletricidade.

  •  Se a pipa enroscar nos fios, não tente recuperá-la.

  •  Evitar dias de chuva: Nunca solte pipas durante chuvas, especialmente se houver relâmpagos.

  •  Atenção aos ciclistas e motociclistas: As linhas podem ser invisíveis para eles, causando acidentes graves.

  •  Supervisão dos pais: Os pais devem acompanhar as crianças durante a brincadeira para reduzir acidentes.

 

Caso ocorra um acidente envolvendo pipas, a população deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Em situações de falta de energia devido a pipas na rede elétrica, a Energisa deve ser contatada pelo 0800 647 0120, pelo aplicativo Energisa On ou pelo atendente virtual Gisa no site www.gisa.energisa.com.br.

 

“A segurança é uma responsabilidade de todos. Com medidas simples, podemos evitar acidentes e garantir que a brincadeira com pipas seja segura e divertida para todos”, finaliza o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria