O Instituto de Educação Estadual Carmela Dutra, em Porto Velho, vai passar por obras de eficiência energética executadas pela Energisa. As obras começam este mês. No instituto, que tem mais de 75 anos de história, serão investidos R$ 95 mil.
O recurso será aplicado na substituição de 135 lâmpadas normais por modelos LED, que são mais econômicos, e na troca de cinco aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes. Além disso, o instituto vai receber a instalação de placas solares, o que possibilitará a redução do consumo de energia elétrica. A estimativa é de que as mudanças reduzam em quase 10% o consumo de energia do local.
“No Programa de Eficiência Energética, além da substituição de lâmpadas e equipamentos, implementamos o uso de placas solares e também realizamos campanhas educativas voltadas para a conscientização sobre o uso eficiente de energia. O programa apoia projetos que buscam otimizar o consumo de energia em instalações públicas e privadas, proporcionando benefícios econômicos e ambientais para a região. Através dessas medidas, a Energisa pretende melhorar a qualidade do fornecimento de energia e promover a sustentabilidade no estado”.
Afirma a gestora dos trabalhos da Energisa, Camila Teixeira.
Para a gestora escolar Ionira Melo da Silva, os alunos também se beneficiam do programa, ao participarem das palestras oferecidas.
“Nosso gasto aqui é muito alto e, agora, com a energia solar, vamos ter uma economia. Outro benefício é a consciência. No caso dos nossos alunos, eles podem, através do programa, obter um conhecimento sobre a gestão da energia e aprender sobre energias renováveis, consumo sustentável. A Escola Carmela Dutra é a primeira de Porto Velho a ser contemplada pelo programa e vamos contribuir diretamente com a aprendizagem dos nossos alunos a respeito das energias renováveis”, comemora.
Nos cinco anos de Energisa em Rondônia, já foram investidos R$ 54 milhões no PEE (Programa de Eficiência Energética), por meio de 65 projetos. Nestes projetos, já foram substituídas quase 3 mil geladeiras e 90 mil lâmpadas, promovendo o uso eficiente da energia.
Fonte: Acessoria
Deixe seu comentário