A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dayse Mara, localizada no município de Jaru, realizou uma campanha de conscientização da utilização da água em resposta à uma demanda do governo de Rondônia sobre a crise hídrica, que o estado já vem enfrentando. A ação contou com a participação de cerca de 750 alunos. A Escola Dayse Mara utilizou como estratégia, orientação aos estudantes e familiares quanto ao uso adequado da água e os prejuízos que podem causar a falta ou escassez desta.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza que:
“Ações como essas trazem conscientização, começando na sala de aula com os estudantes, que vão levar esse conhecimento para casa. Com esse projeto, a escola torna o estudante um agente multiplicador”, salientou.
Segundo a Coordenadora Regional de Educação (CRE) de Jaru, Vanuza Cordeiro, o projeto foi idealizado em maio e executado neste mês.
“O objetivo da ação é sensibilizar pelo menos 90% dos estudantes, familiares e a comunidade escolar, quanto ao uso e cuidados com a água, com foco na prevenção de um colapso social. Inclusive, a Escola Dayse Maria convida todos os cidadãos jaruenses a abraçarem essa causa, e utilizar a água de forma consciente”, pontuou.
VISITAS
Dentre as atividades foram realizadas visita ao Centro de Atendimento de Água e Esgoto de Rondônia (Caerd); um banquete às margens do rio Jaru; reunião com os pais e a comunidade escolar; pit stop visando conscientização, onde setores próximos às escolas receberam vários panfletos explicativos; visita ao Parque Ecológico e a uma faculdade particular, no município de Ariquemes.
De acordo com a titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini, o projeto é de viés multidisciplinar, contando com a colaboração de vários professores e suas áreas do conhecimento, sob a orientação da direção da escola com as professoras da unidade.
“Esse projeto é de importância para a escola e comunidade. Os alunos aprendem a utilizar a água com consciência. Um dos objetivos do projeto, desenvolvido pela Escola Dayse Mara, é formar o aluno para ser um cidadão consciente”, disse.
CRISE HÍDRICA EM 2024
Para tentar mitigar as consequências da seca, o Comitê de Crise Hídrica do Estado de Rondônia se reuniu para discutir quais ações e medidas tomar para abrandar a estiagem. Um dos projetos desenvolvidos pelo estado é trabalhar na recuperação e proteção de nascentes e cursos hídricos, importantes para manutenção do abastecimento de água, em várias regiões de Rondônia.
O Projeto Recuperar visa promover e recuperar nascentes nas áreas rurais e urbanas, degradadas por atividades humanas, além de dar segurança ambiental nas áreas de preservação permanente. O projeto é desenvolvido com o objetivo de garantir a restauração e manutenção do fluxo hídrico e a qualidade da água.
Fonte
Texto: Elaine Santos
Fotos: Vanuza Cordeiro
Secom – Governo de Rondônia
Deixe seu comentário