No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, empresas de diversos setores unem esforços para promover a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais. A data, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, visa aumentar a conscientização global sobre questões ambientais e estimular ações positivas em prol do meio ambiente.
Brasil, junho de 2024: Neste ano, a temática gira em torno da restauração de ecossistemas, com o lema “Reimagine. Recrie. Restaure.”. Diante deste contexto, as empresas desempenham um papel crucial na promoção de práticas sustentáveis, contribuindo significativamente para a diminuição dos impactos ambientais.
As empresas são parte fundamental para o alcance do desenvolvimento sustentável, pois elas constituem-se em um elemento chave para o progresso econômico de um país.
Com isso, as corporações ao redor do mundo têm implementado uma série de ações para minimizar seu impacto ambiental, como a redução de emissões de carbono, gestão de resíduos, uso sustentável de recursos naturais e o engajamento e educação ambiental.
Para Edmar Mothé, CEO da Bio Mundo, a proteção, manutenção e recuperação do meio ambiente não é responsabilidade apenas dos órgãos governamentais ou das grandes organizações.
“Cada indivíduo possui um papel importante nessa história, seja diretamente na conservação dos recursos naturais e na redução dos impactos negativos no meio ambiente ou desempenhando e apoiando projetos para reverter os danos já causados”.
A Bio Mundo adota medidas que visam a redução do impacto ambiental. A empresa utiliza papéis reciclados, sacolas biodegradáveis e lâmpadas de LED nas mais de 150 unidades espalhadas pelo país.
A política de venda a granel também é um pilar importante na estratégia de sustentabilidade da Bio Mundo. Esse modelo de consumo incentiva a compra consciente, permitindo que os clientes adquiram exatamente a quantidade de produtos desejada, sem desperdício e sem o uso excessivo de embalagens.
Mothé destaca a importância do consumo a granel para o consumidor, o planeta e também para a rede.
“O granel é um dos carros-chefes da casa, responsável por mais de 20% do faturamento mensal da rede. Isso comprova a grande adesão do público por essa modalidade, trazendo mais economia, pois compra-se apenas o que será consumido, e não há o uso de embalagens industrializadas, reduzindo o uso de plásticos e papéis.”
O empresário ainda enfatiza os benefícios adicionais dessa prática:
“Os produtos a granel são mais naturais e têm menos aditivos prejudiciais para a saúde. Na Bio Mundo, oferecemos mais de 300 opções de itens a granel, incluindo grãos, sementes, farinhas, frutas desidratadas, oleaginosas, chás e temperos. Além disso, os itens embalados para o cliente no final da compra são feitos com sacolas 100% biodegradáveis, reutilizáveis e recicláveis, trazendo maior conforto ao consumidor.”
Para Edmar, toda empresa pode e deve gerar um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente através da remodelação dos impactos gerados no meio ambiente, reduzindo ou compensando qualquer prejuízo.
“Neste longo caminho do empreendedorismo, a Bio Mundo reconhece que é fundamental impactar positivamente na saúde e bem-estar das pessoas além do que é disposto em prateleira, mas prezar por uma operação mais sustentável, consciente e bem gerenciada, destacando os 3 pilares do ESG”, acrescenta.
Sobre a Bio Mundo
A Bio Mundo, rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, foi fundada em 2015, em Brasília, pelo empresário Edmar Mothé ao lado dos filhos Rafael, Bruna e Adriana.
A empresa nasceu para proporcionar a melhor experiência de compra para quem busca uma alimentação balanceada. Em sua variada gama de produtos, as lojas oferecem mais de 3 mil itens incluindo produtos sem glúten, sem lactose, diet, light, integrais, orgânicos, iogurtes, sucos, alimentos congelados e refrigerados e suplementos esportivos. O setor à granel da rede é o maior do país, com mais de 300 variações entre grãos, sementes, farinhas, frutas desidratadas, oleaginosas, chás e temperos. A Bio Mundo também conta com uma linha exclusiva de encapsulados para nutrição e suplementação, desenvolvidos com criterioso padrão de qualidade.
Presente em 19 estados do Brasil, em apenas 8 anos de história, possui mais de 150 lojas.
É a vencedora do Prêmio Líderes do Brasil, com case de expansão regional e nacional, é marca Top Of Mind dos brasileiros e é detentora, por duas vezes tanto em 2022 quanto em 2024, do Selo de Excelência em Franchising pela Associação Brasileira de Franchising – ABF.
Fonte: Caroline Soares
Deixe seu comentário