Mais um caso confirmado de febre amarela silvestre em Rondônia

Publicada em


O Instituto Evandro Chagas do estado da Pará confirmou essa semana, que o exame feito em um macaco morto deu resultado positivo de febre amarela silvestre. O animal morto foi encontrado em uma região de mata, zona norte de Porto Velho. No município de Cacoal que fica há 480 km da capital também confirmou mais um caso de febre amarela silvestre em macaco.

Os vários casos de febre amarela silvestre em Rondônia têm deixado a população assustada e a procura pela vacinação de imunização a doença nas unidades de saúde tem aumentado consideravelmente. A gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa), Elizeth Gomes, informou que a partir desta terça-feira (19), as equipes iniciam a vacinação de casa a casa na área de invasão próxima onde ocorreu o caso de febre amarela silvestre.



Elizeth afirmou também que o Município tem doses suficientes para atender a população, por isso não há necessidade das pessoas irem todas de uma vez aos postos de saúde. Ela alertou ainda que só serão vacinados novamente aqueles que não tiverem o comprovante de imunização.

A técnica em Saúde da Semusa, Régia Martins, explicou que o bloqueio consiste na visita domiciliar na área de risco para averiguar se continuam aparecendo animais mortos, e possíveis casos suspeitos. Régia Martins afirmou que está sendo realizada também pesquisa, controle vetorial, ações de educação e saúde e combate do Aedes aegypti. “Essa precaução se deve ao fato da transmissão do vírus, na área urbana, ocorrer por meio do mosquito”, declarou.