O dia 14 de abril é considerado o Dia Nacional de Luta Pela Educação Inclusiva, data especial que reforça a importância da inclusão de pessoas com deficiência no sistema educacional e, por consequência, na sociedade. Para marcar essa data, os líderes da LATAM Brasil tiveram acesso na sexta-feira (12 de abril) a uma palestra exclusiva de Rodrigo Hübner Mendes, fundador do Instituto Rodrigo Mendes, instituição dedicada ao tema da educação inclusiva.
A palestra teve como base o livro “O Potencial da Mudança: o desafio de navegar pelas incertezas”, de autoria de Rodrigo Hübner Mendes, no qual ele compartilha algumas histórias, trazendo uma reflexão sobre como o inesperado, as grandes mudanças e as rupturas perpassam a vida. Um dos temas abordados foi a sensibilização dos líderes da LATAM para que sejam cada vez mais agentes transformadores para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e o desenvolvimento de todo seu potencial no mundo corporativo.
“Por meio da educação inclusiva, queremos que toda criança tenha a chance de alcançar o seu melhor como ser humano e de conquistar sua autonomia”, comentou Rodrigo Mendes durante a palestra.
“A parceria com a LATAM nos permite levar esse propósito a diversos cantos do País e do mundo, capacitando mais educadores e impactando positivamente a vida de crianças e jovens”, complementou.
INSTITUTO RODRIGO MENDES E LATAM REAFIRMAM PARCERIA
O Instituto Rodrigo Mendes (IRM) e a LATAM Brasil possuem uma parceria há mais de uma década, possibilitando à equipe do IRM expandir as possibilidades de uma educação inclusiva na prática pelo Brasil e pelo mundo, a partir da ampliação do seu trabalho em nível nacional e internacional. Além disso, com a parceria, o Instituto tem a chance de conhecer de perto boas experiências de educação em diversos territórios, voando pela LATAM.
LATAM SEGUE COMPROMETIDA COM DIVERSIDADE E INCLUSÃO
Comprometida em ser mais diversa e inclusiva, refletindo a população brasileira, a LATAM tem trabalhado em diversas frentes com foco na equidade de oportunidades, representatividade de Pessoas com Deficiência (PcD), heterogeneidade e multiculturalismo profissional e diversidade social e educacional. Confira algumas ações da LATAM já em curso no Brasil nesse sentido:
Capacitação para sensibilização de todos os colaboradores sobre o tema da diversidade.
Implantação de processos seletivos inovadores com foco em oportunidades para mulheres, pessoas negras, LGBTQIAPN+ e Pessoas com Deficiência (PcD) nas áreas de Aeroportos, Cargas, Manutenção, Tripulação, entre outras.
Primeira companhia aérea do Brasil a ultrapassar o percentual exigido por lei de contratação de Pessoas com Deficiência (PcD) em seu quadro de funcionários.
Em 2022, a LATAM admitiu para a área de Manutenção Aeronáutica no Brasil o seu primeiro grupo de estagiários com foco na inclusão, com quase 80% de pessoas pertencentes a grupos sociais considerados minorizados entre os selecionados.
Em 2023, a LATAM abriu 60 vagas para pessoas com deficiência para a função de auxiliar técnico nos centros de manutenção de aeronaves da companhia tendo como um dos benefícios o programa de formação profissional que oferece a possibilidade de realizar o curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica com bolsa de estudos de 90%.
Fonte: Imprensa LATAM
Deixe seu comentário