Rondônia registrou um aumento na produção leiteira em 2023 e lidera ranking de maior produtor de leite na região norte
O estado de Rondônia lidera o ranking de maior produtor de leite na região norte e se mantém como 10° maior produtor do Brasil, segundo o anuário leite 2023, da empresa brasileira de pesquisa agropecuária (EMBRAPA). Jaru fica em 3º lugar com 1,1 mil propriedades e Machadinho D’Oeste em Primeiro lugar com 1,6 mil propriedades atuam nessa produção.
De acordo com os dados registrados pela agência de defesa sanitária Agrosilvopastoril do estado (IDARON), em 2023, Rondônia registrou a maior concentração da produção de leite na região de machadinho d’oeste, onde 1,6 mil propriedades atuam nessa produção. em seguida está porto velho, com 1,3 mil propriedades envolvidas na atividade; e Jaru, com 1,1 mil propriedades.
Já em 2022 eram 25,3 mil propriedades produzindo leite em todo o estado, ou seja, houve um pequeno aumento no número de propriedades produtoras.
Além disso, Rondônia possui 18 estabelecimentos com serviços de inspeções ativos, sendo sete indústrias e 11 agroindústrias. Cada estabelecimento tem a produção inspecionada por servidores da agência. segundo o presidente da IDARON, Júlio Cesar Rocha Peres, em 2023, foram inspecionados 25,4 milhões de litros de leite.
portal p1
Deixe seu comentário